Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Oportunidade

Edital oferta dez vagas para intercâmbio no Japão

Interessados do IFRN deverão realizar inscrição até 26 de agosto

Publicada em 21/08/2019 Atualizada há 1 ano

As inscrições para alunos do IFRN seguem até 26 de agosto

O IFRN, através da Assessoria de Relações Internacionais (Aseri), divulga o Edital Conif/AL - nº 1/2019, feito em colaboração com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação do Fórum de Assessores Internacionais das Redes Federais (Forinter). O Edital oferece a oportunidade para mobilidade internacional com destino ao Japão pelo "Sakura Science High School Program", de 24 a 30 de novembro de 2019A oportunidade é direcionada a alunos dos cursos Técnicos Integrados em áreas deControle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial. Será selecionado um representante de cada Instituto da Rede Federal para concorrer ao total de 10 vagas ofertadas para toda a Rede brasileira. 

O programa custeará as despesas dos representantes brasileiros – passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte terrestre no Japão, seguro-viagem e visto japonês -, em parceria com a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST) e a Setec do MEC. Somente os valores referentes à emissão do passaporte e à entrevista no consulado japonês para obtenção do visto não serão cobertos. 

Inscrições

Na seleção será realizada a análise do perfil do aluno com base nos critérios exigidos pela agência japonesa - possuir no mínimo 16 anos, comprovar rendimento de 80% nas disciplinas cursadas, ter certificação de proficiência na língua inglesa e não ter participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente. Para tal, o pré-candidato do IFRN deverá preencher o formulário disponibilizado, acrescentar os certificados, declarações (e outros documentos comprobatórios exigidos no Edital), e enviá-los até 26 de agosto para o e-mail aseri@ifrn.edu.br com o assunto 'Programa Sakura'. Após essa etapa ainda será realizada prova escrita, na próxima quarta-feira (28), no Campus do candidato (com um servidor autorizado pela ASERI), e entrevista via Skype no mesmo dia, em horário a ser informado previamente. 

No corpo do e-mail, o candidato deverá preencher:

"Eu, (NOME DO CANDIDATO), aluno do (XX) ano, do curso de (Nome do curso), solicito inscrição para a seleção na Chamada Pública CONIF/AI - 01/2019 de seleção de estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para o intercâmbio no Japão por meio do Programa Sakura Science High School, da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia."

Os candidatos que preencherem todos os requisitos e NÃO tiverem comprovação no nível B1 em língua inglesa, poderão realizar a prova escrita em seu Campus de origem e, deverão entrar em contato com a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais - pelo telefone (84) 4005-0771 -, para agendar uma entrevista oral (via Skype) com o assessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN, Marcelo Camilo. 

etapa final de seleção será realizada por uma comissão composta por representantes da SETEC/MEC e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (CONIF). Vale ressaltar que, cada instituto organizará a sua própria pré-seleção, de acordo com o Edital de seleção. 


Formulário de Inscrição IFRN

Edital Conif/AI nº 1/2019 – SAKURA SHSP

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas