Leitura

Dia do leitor : Comemore lendo mais

Entrevista com a aluna-leitora Amanda Barros de Lima

Publicada em 07/01/2014 Atualizada há 1 ano

Comemorado nesta terça-feira ( 7), o Dia do Leitor serve para homenagear aqueles que fazem da leitura uma atividade diária, tanto para buscar informações, como para conhecer novas histórias e aumentar sua capacidade de interpretação e vocabulário. No entanto, o cenário não é dos melhores para o Brasil. No último levantamento realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em dezembro passado, o país ficou em 55º lugar no ranking mundial de leitura entre 65 países avaliados.

Com 410 pontos em leitura, o Brasil ficou 86 pontos abaixo da média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), perdendo duas posições em relação à última lista divulgada em 2009, quando estava a 53ª colocação. Hoje, o Brasil está abaixo de países como Chile, Uruguai, Romênia e Tailândia.

O papel da Biblioteca é fundamental quando falamos em complementar ou até mesmo introduzir crianças e adultos no mundo da leitura. Com acervos dos mais variados, que vão das disciplinas escolares até livros sobre religião, culinária e obras filosóficas e científicas, a biblioteca é um aliado importante na busca por livros que despertem o interesse. Além disso, o hábito da leitura contribui para melhorar os níveis de atenção, aumentar o vocabulário e a pronúncia correta das palavras, assim como prevenir o cérebro de doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer.

Escolas que possuem ou ficam próximas a bibliotecas, segundo levantamento do Instituto Ecofuturo, podem aumentar o desempenho do aluno em até 156% no índice de aprovação, contribuindo também para uma queda de até 46% nas taxas de abandono dos estudos.

Biblioteca Nísia Floresta

O IFRN Campus Parnamirim possui a biblioteca Nísia Floresta, e uma das  alunas do Instituto, Amanda Barros de Lima, durante o ano de 2013, realizou 40 empréstimos na biblioteca, e desse total, 11 foram livros literários.

Leia a entrevista que fizemos com a  nossa aluna-leitora:

Quantos livros literários você pegou na Biblioteca do Campus?

Durante 2013 foram 11 livros literários que eu peguei na biblioteca, mas não foram os únicos que eu li. A maioria dos livros que eu leio, eu comprei, em médio compro um livro por mês.

Qual foi o melhor livro que você leu?

A culpa das estrelas. A história é muito bonita e encantadora. Prende muita a atenção. Eu adoro livros de romance e ação.

Faz tempo que você iniciou sua vida na leitura?

Não. Eu comecei a “ler de verdade” há pouco tempo, faz só um ano e meio. Fui à livraria comprar um livro pra uma amiga e acabei comprando um pra mim. Depois disso não parei mais.

Você encontra muitos livros na Biblioteca do Campus?

Infelizmente não, as melhores opções de livros literários é volume único, então temos que ficar esperando a devolução de quem pegou antes.

Qual livro você gostaria que tivesse na Biblioteca?

O diário de Anne Frank. Sempre tive interesse em saber mais da vida dela, e acho até que a biblioteca já vai adquirir este livro. Aproveito e gostaria de parabenizar a iniciativa da biblioteca durante a I semana do Livro, quando promoveu o "Encontro com o leitor" trazendo a escritora Nazarethe Fonseca.

Indique 3 livros que você leu e gostou muito.

- A menina que roubava livros

- O menino de pijamas listrado

- O mundo de tinta (trilogia)

extensao