SC&T2017

Campus realiza IV Semana de Ciência e Tecnologia

Evento teve início com III Montra de Curtas e encerrou com a Olimpíada de Robótica

Publicada em 24/10/2017 Atualizada há 1 ano

A 4ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Parnamirim, mais uma vez, foi marcada por uma variedade de atividades envolvendo a comunidade acadêmica do campus e visitantes.

Desde a manhã do primeiro dia, até à sexta-feira (20), ocorreram palestras, oficinas e minicursos, nos três turnos.

No primeiro dia, pela manhã, além destas atividades, aconteceu, também, a 3ª Mostra de Curtas do Campus. A Mostra de Curtas foi composta por “18 produções de curtas-metragens preparadas, a partir de pesquisas e do empenho de estudantes que se empolgaram na construção dos temas que brotam das leituras de poemas de diferentes autores nacionais, como Cora Coralina, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, dentre outros”, relata a professora de Artes, Izanny Brito. Ela explica, ainda, que “a Mostra foi promovida pelo Núcleo de Artes do Campus e possibilitou ao público ver o mundo a partir do que os olhos dos nossos estudantes tem a nos mostrar”.

Neste primeiro dia, no turno vespertino, foi realizada a solenidade de abertura oficial do evento. Este ano, o evento teve como tema “A Matemática está em tudo”. O tema faz referência à temática nacional, no ano em que o Brasil foi sede de um grande evento internacional da Matemática: a Olimpíada Internacional de Matemática. No próximo ano, está prevista a realização do Congresso Internacional de Matemáticos.

Durante esta solenidade, foi realizada a palestra “Vivendo a Matemática: sim ou não?, conduzida por Maria José Lima dos Santos, professora formadora no Instituto de Educação Superior Presidente. Kennedy - IFESP - SEEC e da rede Municipal de Natal.

Para o professor de Matemática, Frank Victor Amorim, “esta palestra foi muito importante para percebermos que, em todos momentos, desde o acordar ao dormir, estamos sempre condicionados a utilizar a matemática. A natureza tem uma harmonia grande com a matemática, em todas as profissões estamos utilizando a matemática”.  Frank ressaltou que é importante que os professores façam uma ligação da matemática com outras áreas. Ele frisou que com esta palestra foi possível responder a perguntas como: ”Isso serve pra quê?”, ou, “Onde vou usar isso, professor?”.

Ainda neste dia, no turno noturno, ocorreu a Olimpíada de Redes, organizada pelo professor Credson Isaac dos Santos. Esta atividade, também, ocorreu na noite da quinta-feira (19).

No segundo dia do evento, também repleto de atividades, foram realizadas algumas atividades previstas na programação da 5ª Semana do livro e da biblioteca do Campus – inserida no evento –, como o Slam de Poesia, a inauguração da galeria de colaboradores da biblioteca e o lançamento de livros dos servidores Alison Batista, Irapuan Medeiros, Diego Pereira, e do aluno Antenor da Silva. Outras atividades realizadas neste dia, também, que animaram os participantes do evento foram as competições de LOL e Just Dance, o Biomaket - projeto organizado pelos professores de Biologia do Campus, que tem como objetivo diminuir a abstração das estruturas biológicas e Exposição de experimentos de Física.

A Exposição de Experimentos de Física, também, ocorreu na sexta-feira (20). Segundo a professora de Física, Aline Gomes (organizadora da atividade), através desta exposição foi possível “mostrar que podemos desenvolver atividades práticas de baixo custo e de forma lúdica. Outro ponto positivo do desenvolvimento desta atividade foi a integração dos alunos pois a atividade era complementar entre as turmas de primeiros e segundos anos dos cursos técnicos integrados de Informática”.

No penúltimo dia do evento, além dos minicursos, oficinas e palestras, foi realizada a Expotec – Exposição Tecnológica, apresentando à toda comunidade os trabalhos produzidos por alunos e servidores do Campus nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão.

O evento foi encerrado, no sábado, dia 21 de outubro, com equipes competindo na Olimpíada de Robótica e, em seguida, com uma animada solenidade de premiação para os participantes do evento.

Confira as fotos da solenidade de IV Semana de Ciência e Tecnologia na fanpage do Campus Parnamirim no Facebook.

1º e 2º dia

3 e 4º dia