Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

Campus realiza aula inaugural dos cursos do PROEJA FIC

Cursos serão oferecidos em parceria com a Prefeitura de Monte Alegre

Publicada em 27/05/2016 Atualizada há 1 ano

Na noite de terça-feira (24), no auditório do Campus Parnamirim, foi realizada a aula inaugural dos cursos do Programa de integração da Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA-FIC – que serão oferecidos através da parceria deste Campus do IFRN com a prefeitura de Monte Alegre/RN.

Através desta parceria serão ofertados os cursos de Instalador e Reparador de Redes de Computadores e de Auxiliar de eletricista, ambos de Formação Inicial e Continuada integrado ao Ensino Fundamental para o público jovem e adulto. As aulas ocorrerão, de forma alternada, entre a escola parceira e o Campus Parnamirim/IFRN.

Na abertura solene desta aula inaugural, o Diretor-Geral Ismael Coutinho, o Prefeito do Município de Monte Alegre, Severino Rodrigues da Silva, e o Secretário de Educação do Município, Alexandre Soares Gomes, proferiram suas palavras de acolhida aos presentes e ressaltaram a importância da parceria firmada.

Após o momento de abertura, foi realizada uma mesa redonda para discutir o tema “A EJA e a Educação Profissional: sujeitos e possibilidades”. A mesa redonda foi composta pela professora Izanny Brito, a técnica em assuntos educacionais Vânia Nóbile e mediada pela pedagoga Ticiana Coutinho. Para a pedagoga Ticiana “na última terça-feira, o Campus Parnamirim escreveu mais uma página em sua história, realizando a aula inaugural de suas primeiras turmas da Educação de Jovens e Adultos. O momento foi marcado por grandes reflexões acerca dessa temática que se configura hoje como um dos grandes desafios da educação. Durante as reflexões vivenciadas naquela noite, fomos convidados a pensar, desde a proposta do PROEJA-FIC, como uma política de governo, a participação do IFRN nesse projeto e o papel dos alunos nesse processo de aprender. O momento foi marcado por falas de acolhimento e motivação para os nossos novos alunos. Enquanto instituição precisamos voltar o nosso olhar para esse público com muito zelo e atenção de modo a possibilitar que essa seja de fato uma oportunidade para que eles possam se manter na escola, buscando a cada dia uma formação humana e profissional capaz de inseri-los no mundo do trabalho de forma qualificada e reflexiva”.

 
Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas