Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Zika Zero

Campus realiza ação de conscientização contra o Aedes Aegypti

Ação foi realizada com os funcionários terceirizados

Publicada em 19/02/2016 Atualizada há 1 ano

Foi realizada, hoje (19), uma ação de conscientização da necessidade de combate ao mosquito Aedes Aegypti - responsável pela transmissão dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Essa ação, destinada aos funcionários terceirizados do campus que diariamente trabalham para manter o ambiente escolar limpo e saudável, teve como objetivo esclarecer e alertar os cuidados que devem ser tomados para o combate ao mosquito. Este momento de esclarecimento foi realizado pelo médico do campus, Dr. Ângelo Pimentel, e também contou com a participação do Diretor-Geral, Ismael Coutinho, do professor Irapuan Medeiros e da técnica de laboratório Tatiana Delgado, ambos participantes do Projeto Campus Verde. Outras ações já estão sendo planejadas para serem realizadas, nas próximas semanas, envolvendo toda comunidade acadêmica do campus.

Para o Diretor-Geral, realizar essa ação é necessária para reforçar toda a orientação que já vem sendo amplamente divulgada, com a finalidade de esclarecer as medidas de prevenção contra o Aedes aegypti, para que as mesmas sejam tomadas em nosso Campus e na residência de cada um.

Esta sexta-feira está sendo marcada pelo Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika Vírus. Essa iniciativa é voltada a estudantes, professores, servidores técnicos e pais de todos os estabelecimentos de ensino do país, incluindo as 188.673 escolas de educação básica, as 63 universidades federais, os 40 institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica. A iniciativa tem a participação das secretarias estaduais e municipais de educação, além das Forças Armadas.

A mobilização dá prosseguimento ao proposto no Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, firmado no início do mês entre o MEC, demais representantes do governo federal, de estados e municípios, além de instituições e organizações públicas e particulares.

A expectativa é usar o alcance das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação - em todos os níveis, da pré-escola à pós-graduação - para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação da doença. O MEC disponibiliza material didático para ser utilizado em sala de aula, além de apoiar a produção científica e a pesquisa sobre o vetor e as suas doenças.

Em Natal-RN, gestores do IFRN vão participar das ações na Escola Estadual Peregrino Júnior que possui atualmente 1200 alunos e está localizada no Conjunto Santa Catarina, na Zona Norte do município. Em outros campi, atividades de conscientização e mobilização para faxinaços acontecerão durante todo o dia.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e do IFRN