Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Olimpíada

Campus Parnamirim realiza olimpíada internacional

Provas serão realizadas no próximo dia 21

Publicada em 11/03/2019 Atualizada há 1 ano

A prova é composta por 30 questões.

No dia 21 de março, o Campus Parnamirim do IFRN realiza a Olimpíada de Matemática O Canguru. O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual e internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. No turno matutino, a prova será aplicada às 10h e no vespertino, às 13h, com duração máxima de 1h 40 min para todos os níveis. A professora Enne Sousa está à frente dessa iniciativa, e os interessados podem entrar em contato com ela.

Sobre a organização das provas

As questões são propostas em três níveis de dificuldade crescente (primeiro terço da prova, questões básicas; segundo terço, questões mais complexas e terceiro terço, questões mais desafiadoras ou técnicas). Nos níveis mais elementares (P, E, B, C) predominam as habilidades de raciocínio, enquanto nos níveis J e S é exigido algum conhecimento técnico.


As questões de 1 a 10 valem 3 pontos, as questões de 11 a 20 valem 4 pontos e as questões de 21 a 30 valem 5 pontos, totalizando 120 pontos nas 30 questões. Respostas erradas, rasuradas ou marcadas com mais de uma opção são penalizadas. Para o cálculo final da nota, somam-se pontos para eliminar notas negativas.

Sobre O Canguru

O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos 75 países. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF). Mais informações pelo site: https://www.cangurudematematicabrasil.com.br/.

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas