Curso de Libras

Campus oferta curso de LIBRAS para a comunidade

Mais de 150 inscritos para aprendizado da Língua Brasileira de Sinais

Publicada em 09/08/2019 Atualizada há 1 ano

Teve início hoje, 23/08, no Campus Parnamirim, o curso "Libras: Aprendendo e disseminando a Língua Brasileira de Sinais".  O curso faz parte do projeto de extensão que possui atividades voltadas para a disseminação da Língua Brasileira de Sinais na comunidade e escolas do entorno do Campus. Esta primeira oferta tem como público prioritário os professores da rede pública de Parnamirim que possuem alunos com surdez, mas também abrange uma porcentagem de vagas para os alunos do Campus Parnamirim, uma vez que o Campus possui um aluno com surdez entre os alunos matriculados no primeiro período de Informática. Durante a fase de divulgação do curso, foram feitas visitas a três escolas municipais próximas do Campus: Escola Municipal Manoel Ferreira Filho, Escola Municipal Professor Homero de Oliveira Dantas e Escola municipal Ivanira Paisinho, além da visita a Secretaria Municipal de Educação.

O projeto do qual o curso faz parte tem ainda em seu planejamento a realização de um evento voltado para a inclusão do surdo no mês de setembro, o qual é denominado "Setembro Azul" e destinado a inclusão dos surdos na comunidade. Segundo a coordenadora do projeto, a interprete de LIBRAS, Ismara Medeiros, o objetivo do projeto é ser um meio difusor da língua e da cultura dos surdos, levando em consideração a necessidade das instituições se adaptarem com as transformações sócio educacionais, o que inclui a capacitação dos profissionais da educação na língua brasileira de sinais para melhor comunicação e interação com alunos Surdos.

O curso "Libras: Aprendendo e disseminando a Língua Brasileira de Sinais", recebeu 153 inscrições, com as quais foram formadas três turmas: duas às sextas-feiras e uma às terça-feira, sempre a partir das 13h.

Mais informações sobre o projeto:

cursodelibras.ifrnpar@gmail.com

extensao