Aula inaugural

Campus inicia 2ª turma do Programa Mulheres Mil

Curso ofertado: Operadora de Computador

Publicada em 25/07/2017 Atualizada há 12 meses

Teve início, na última terça-feira, dia 18 de julho, mais uma turma do Curso Operadora de Computador pelo Programa Mulheres Mil. Este programa tem por finalidade promover formação educacional, profissional e cidadã para mulheres de baixa renda, visando a inserção no mundo do trabalho e a elevação da escolaridade.

Sob a coordenação da servidora Maria José Bezerra, o programa inicia a segunda turma no Campus Parnarmirim/IFRN. Segundo Maria José, “a execução do programa é pensada para atender as especificidades da condição de ser mulher em nossos dias: as aulas são realizadas em três dias por semana, dando a mulher a possibilidade de conciliar os estudos com as suas outras muitas tarefas; em horário diferenciado, das 7h30 às 10h45, ou seja, dá para deixar os filhos na escola antes do início das aulas e retornar em tempo para buscá-los; a metodologia utilizada durante as aulas parte da Avaliação e Reconhecimento de Aprendizagem Prévia – ARAP, pois como o próprio nome sinaliza, as mulheres estudantes irão construir os novos conhecimentos por analogia e com base naquilo que já sabe e pode fazer”.

Nesta primeira semana, as alunas puderem vivenciar momentos especialmente preparados pela equipe de trabalho do projeto. No primeiro dia, durante a aula inaugural, as alunas foram acolhidas em um momento para favorecer a partilha e interação (apresentação) entre as mulheres e, também, com membros da equipe. Em seguida foi realizada a entrega da camiseta da farda e do material escolar, finalizando, em seguida, com a confraternização com um lanche preparado pela equipe organizadora.

No segundo dia teve início o Seminário de Integração, que é uma atividade informativa quanto às principais diretrizes de funcionamento da instituição, com apresentação dos principais direitos e deveres dos estudantes; trâmites a serem seguidos quanto à justificativa de faltas; procedimento para solicitação de segunda chamada das atividades avaliativas, dentre outros. Ainda neste dia, as alunas puderam conhecer o Campus, percorrendo os setores de aulas, laboratórios, parque poliesportivo, incluindo, também, os setores administrativos e acadêmicos, enfatizando aqueles que as alunas terão contato mais próximo, como o Apoio Acadêmico, Pedagogia e Diretoria Acadêmica.

E, no último dia de aula da semana, foi realizada a Oficina Mapa da Vida. Maria José explica que “esse é um momento riquíssimo de conhecimento mútuo. O Mapa da Vida é uma ferramenta no processo de construção do Programa Mulheres Mil e objetiva criar oportunidade e ambiente para a troca de experiências de vida das mulheres, para que elas possam ser compartilhadas e, então, devidamente registradas, validadas e valorizadas. A oficina potencializa o sujeito como autor da história de sua vida, da de seu grupo, instituição ou comunidade, ou seja, as experiências podem ser narradas e registradas por seus protagonistas. A construção do Mapa da Vida estimula as mulheres a organizar sua própria história numa cronologia que possibilita que cada uma visualize e apresente sua trajetória global. A aluna se vê diante da perspectiva de fazer escolhas e selecionar o que quer contar e registrar, revelando os fatos marcantes, as rupturas e as pessoas significativas em sua trajetória de vida até o presente momento”.

Para a Coordenadora do Projeto, “ao final dessa primeira semana o sentimento que fica é o de alegria por ter mulheres tão guerreiras, verdadeiras heroínas, com histórias de vida que nos conquistam pela perseverança e força de vontade para construir melhores condições de vida para suas famílias”.