Apresentações teatrais marcam sábado letivo

Mostra artística CRIAR aconteceu no sábado (19)

Publicada em 22/03/2016 Atualizada há 1 ano

O sábado letivo de 19 de março foi marcado por belas apresentações de teatro da mostra artística CRIAR, organizada pela professora de Artes, Rosineide Soares. Esta atividade aconteceu no auditório do Campus Natal-Central e contou com a presença de alunos, servidores e familiares.

A mostra CRIAR - preparada para o encerramento da disciplina Arte III -  contemplou, em sua proposta, a integração dos estudos teóricos e práticos de elementos das diversas linguagens artísticas - visual, audiovisual, sonora e cênica -, vivenciadas nas disciplinas de arte I, II e III pelos alunos das turmas de 2º Ano dos cursos técnicos integrados de Mecatrônica e Informática.

A professora Rosineide explica que “o impulso inicial para esta prática, foi pensar a proposta de um fazer cênico com teor crítico às suas realidades em circunstância. Cada turma dentro do universo dramático, de sombra e luz da vida humana, apresentou ideias e desenvolveu seu roteiro, gerando, esse trabalho, a partir de mundos diversos, com conteúdo que permeia seus próprios mundos, na realidade vigente”.

Para o aluno Michel Rocha - que interpretou a personagem Arlindo, na peça “Poderia ser você” da Cia Liberté - a experiência de participar desta mostra artística foi muito boa, pois possibilitou a união da sua turma para produzir a peça, gerando um clima fraterno e agradável entre os participantes e, também, uma nova experiência pessoal. Ele relata que ficou surpreso com a resposta do público com sua atuação.

Confira, abaixo, o que cada companhia preparou e apresentou:

MISANDRIA - Cia CAVALO DE TRÓIA

Releitura do curta “Acorda Raimundo, Acorda”, abordou a ideia de ódio e desprezo aos homens. MISANDRIA, com essa temática, pretende provocar reflexões e emoções ao criticar, de modo inverso, agressões vividas cotidianamente, por grande parte das mulheres.

PODERIA SER VOCÊ - Cia LIBERTÉ

Com texto e roteiro autorais, abordou os conflitos de um adolescente com seus dramas familiares e sociais. PODERIA SER VOCÊ traz um convite à empatia, a nos colocarmos no lugar do outro, portanto, a não subestimarmos as dores alheias.

O SANTO CÓDIGO DE BARRAS - Cia INFOAÇÃO

Inspirado na obra “O Santo Inquérito” de Dias Gomes, O SANTO CÓDIGO DE BARRAS, abordou questões críticas da atual sociedade, onde esquecemos a compreensão e marcamos as pessoas, atribuindo a elas, os rótulos do preconceito.

HERMANOTEU NA TERRA DE GODAH - Cia CATÁLISE

Adaptado da comédia de mesmo nome, fez uma sátira da peregrinação de Hermanoteu à terra de Godah. HERMANOTEU NA TERRA DE GODAH, trouxe uma proposta irreverente, envolvendo em seu roteiro, situações em questões atuais da sociedade e seu cotidiano.