Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa

Alunos têm trabalho aprovado em evento nacional de jogos

Evento ocorre de 8 a 10 de setembro em São Paulo/SP

Publicada em 12/08/2016 Atualizada há 1 ano

Os alunos Samuel Calebe, Luiz Paulo Alves, Luiz Carlos Viana, Victor Medeiros e Luccas Gomes, da turma de 4º Ano do Curso Técnico Integrado de Informática, orientados pelo professor Givanaldo Rocha, tiveram o trabalho intitulado “Brasil Ball - A Jornada: um jogo digital sobre a História do Brasil” aprovado no XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGames. Esta edição do evento vai acontecer em São Paulo/SP, no período de 8 a 10 de setembro. Considerado o maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital, o SBGames reúne participantes de diferentes regiões do Brasil e de outros países.

O formato atual do SBGames é composto pelas seguintes trilhas: Computação, Artes e Design, Indústria, Cultura. O evento conta também com o Festival de Jogos com apresentações de protótipos e de jogos completos em uma sessão informal dedicada a inovação, técnica, imaginação e emergência de novos talentos; com a Mostra de Arte para apresentações de produções criadas para jogos ou relacionadas a eles; e os  Tutoriais que são apresentações de especialistas da área sobre temas variados. Nesta edição comemorativa,

O trabalho aprovado foi preparado dentro do que está sendo desenvolvido no Projeto de Pesquisa “Desenvolvimento de um jogo digital educacional: Brasil Ball - A jornada”, tendo como coordenador o professor Givanaldo Rocha.

O professor Givanaldo relata que “o projeto teve seu início, a partir de um projeto da disciplina de Programação Estruturada e Orientada a Objetos (2° ano de Informática) em 2014. Os alunos desenvolveram jogos utilizando os conceitos aprendidos na disciplina. Os alunos ficaram bem empolgados e, em 2015, me procuraram para orientar no desenvolvimento de um novo jogo para ser submetido como projeto de pesquisa e, também, como TCC. Assim, o projeto "Brasil Ball - A Jornada", um jogo digital educacional para o ensino de História do Brasil, foi cadastrado no edital nº12/2015-PROPI/IFRN no SUAP. Em dezembro/2015, o jogo foi finalista do Desafio Gamedu, promovido pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), ficando entre os oito primeiros colocados. E, recentemente, conseguimos aprovar um artigo sobre o jogo em um evento nacional, o SBGames, que ocorrerá em setembro/2016. Eu, como professor, fico muito feliz em ver que a partir de um trabalho de disciplina, gerou um projeto de pesquisa de sucesso. Claro, algo que não seria possível sem o esforço e iniciativa dos alunos”.

 

Com informações do sítio do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (http://www.sbgames.org/sbgames2016/)

 

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas