Alunos participam de visita técnica à CAERN

Aula externa foi realizada com as turmas de 3º Ano do curso técnico integrado de Mecatrônica

Publicada em 30/03/2016 Atualizada há 1 ano

Nos dias 21 e 22 de março, os alunos de 3º Ano do curso técnico integrado de Mecatrônica realizaram um visita técnica à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Baldo, na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) em Natal. Esta atividade externa foi organizada pelo professor Victor Pimentel.

Durante a visita, os alunos foram acolhidos pelo Engenheiro Eletricista, Felipe Ferreira de Oliveira, que é um dos responsáveis pela operação e manutenção da ETE do Baldo. No auditório da empresa ocorreu uma apresentação para esclarecimentos sobre o funcionamento e operação da ETE. Logo após, os alunos puderam conhecer aspectos relacionados à existência de processos automatizados ao longo dos estágios de tratamento do esgoto, conhecendo o sistema supervisório do processo e a rede de comunicação utilizada na automação.

Também, foram apresentados aos alunos, equipamentos sensores e atuadores, como bombas hidráulicas, sistemas de partida e controle de velocidade do bombeamento, sensores de nível, vazão, pH, oxigênio dissolvido e potencial de oxiredução. Os alunos presenciaram, ainda, a realização da calibração de instrumentos sensores na ETE, executada por operadores técnicos sob supervisão do engenheiro Felipe.

Para o professor Victor “a visita foi bastante proveitosa, uma vez que possibilitou aos alunos a oportunidade de compreender a importância do saneamento básico, especificamente relacionada à questão do tratamento de esgotos. Certamente, o momento foi de despertar para o papel fundamental que nós, enquanto cidadãos, podemos exercer nesse processo. E ainda mais, especificamente no caso deles, futuros técnicos em Mecatrônica, foi possível ter concretamente uma ideia do impacto positivo que a tecnologia, quando bem aplicada, é capaz de proporcionar na busca por soluções que geram resultados diretos em questões sociais, ambientais e de saúde pública. Outro aspecto - importante a ser destacado - foi a observação das relações de trabalho e atribuições inerentes ao profissional técnico, presenciada no fazer operacional da equipe de profissionais da ETE. Além disso, os procedimentos explicitados e executados durante a visita contribuíram para solidificar e ampliar o conhecimento em diversas áreas técnicas, como: Acionamento de Máquinas, Instrumentação, Automação e Controle”.