Alunos participam de corrida de carrinhos movidos à luz

Atividade realizada na disciplina de Eletrônica Analógica

Publicada em 02/07/2019 Atualizada há 1 ano

Corrida de carrinhos realizada na área de vivência do Campus

Foi realizada, na tarde desta terça-feira (2), na área de vivência do Campus, a "Corrida de carrinhos movidos à luz". Esta atividade é o encerramento do projeto desenvolvido, pelos alunos do 2ª ano do curso técnico integrado de Informática, na disciplina de Eletrônica Analógica, sob orientação do professor Gustavo Fontoura.

Neste projeto, intitulado de MouseCar: Carrinho acionado por luz, os alunos tiveram como meta construir um carrinho, tendo como base peças de um mouse (sucata) que funciona acionado por luz. O professor Gustavo explica que o “objetivo deste projeto era proporcionar o aprendizado da parte prática de eletrônica como soldagem, indicação dos componentes, consulta a manuais e verificação das condições de funcionamento dos componentes do circuito. Apesar do foco ser no conteúdo de eletrônica, os alunos aplicaram e desenvolveram habilidades na confecção do carro com relação à aerodinâmica, centro de massa (Física) e reaproveitamento de material (reutilização)”.

Foram 10 grupos participantes da atividade, gerando, assim, 10 carrinhos, com os quais foi possível realizar uma corrida. A corrida foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa foram realizadas em baterias 2 a 2, classificando 5 carrinhos para a fase final. Na fase final, realizou-se uma corrida com os cinco carrinhos finalistas, na qual a equipe “Camundongo” foi a vencedora.

Outro aspecto importante - ressaltado pelo professor -, nesta atividade, foi a integração entre os componentes dos grupos e a criatividade adotada por eles ao projetar o carrinho.