Ensino Superior

Alunos ministram minicurso em evento de Software Livre

Atividade ocorreu neste sábado (8)

Publicada em 10/04/2017 Atualizada há 1 ano

Foto: Ayrana Teixeira

No último sábado (8), os alunos Carlos Henrique Santos e Matheus Barbosa, do 6º período do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, ministraram o minicurso “Desenvolvendo jogos e animações de forma criativa com o Scratch”, no Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL). Este é um evento que, tem como objetivo promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento. É realizado desde o ano de 2005  e, desde 2008, acontece sempre no 4º sábado de abril de cada ano.

Segundo os alunos Carlos Henrique e Matheus, através do minicurso é possível estimular o estudo de programação de computadores, utilizando o Scratch como ferramenta na aplicação de conceitos de lógica e, assim, proporcionar o desenvolvimento de novas habilidades, tais como: raciocínio lógico, resolução de problemas e pensamento computacional. O Scratch é um Software que utiliza blocos lógicos, com itens de som e imagens, que se encaixam executando uma determinada função. Com isso, possibilita a criação de jogos e animações de maneira divertida e eficiente.

Matheus Barbosa diz que “o minicurso no Flisol é mais um fruto que estamos colhendo do trabalho que foi plantado. Produzimos este trabalho focando no ensino de lógica de programação para alunos de escola pública. Estamos nos dedicando desde o segundo semestre do curso ao projeto. O início foi difícil, porém, os resultados foram sendo alcançados aos poucos e tivemos a felicidade de palestrar sobre o assunto na EXPOTEC em  João Pessoa, ministrar um curso na ENECOMP (Congresso de Estudantes de Computação) na cidade de Goiânia/GO, além de eventos locais como a SECITEX. Outra grande realização foi poder levar o nosso trabalho, aplicando-o de maneira voluntária aos alunos da Escola Municipal Ivanira Paisinho, localizada em Parnamirim/RN”.

Este estudo que os alunos Carlos Henrique e Matheus vêm desenvolvendo está sendo orientado pelo professor Givanaldo Souza. Para o professor, "o trabalho que vem sendo realizado pelos alunos vem evoluindo em uma ação continua de dedicação e de descobertas. O esforço deles reflete nos bons resultados de disseminação do conhecimento do ensino de programação".

extensao
pesquisa