Olimpíada

Alunos do Campus participam do Concurso Canguru de Matemática

Provas foram aplicadas nesta quinta-feira (21)

Publicada em 22/03/2019 Atualizada há 1 ano

Mais de 60 estudantes fizeram a prova.

Nesta quinta-feira, 21/03, alunos do Campus Parnamirim do IFRN participaram da Olimpíada de Matemática O Canguru. O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual e internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. No turno matutino, a prova foi aplicada às 10h e no vespertino, às 13h, com duração máxima de 1h 40 min para todos os níveis.

A professora Enne Sousa demonstrou sua felicidade em trazer essa olimpíada para o Campus. “Para mim, a participação dos alunos é um incentivo à busca dos talentos em Matemática, especialmente uma olimpíada Internacional como é a Canguru. Para um Campus em que os integrados são de Informática e Mecatrônica, isso ainda tem um peso maior, pois a matemática é essencial para o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio lógico desses alunos”.

A aluna Sofia Galvão, do curso Integrado de Mecatrônica, participou da prova e relatou como foi sua experiência ao participar de uma olimpíada internacional. “Fazer a prova da Canguru é bem diferente em relação as outras olimpíadas de Matemática, pois além de conhecimentos um pouco mais aprofundados do que vemos em sala de aula, é necessário muita agilidade e pensamento rápido, uma vez que o tempo de prova é curto. Também fundamental o uso da criatividade. Enfim, apesar de ser uma prova de matemática objetiva e de única fase, avalia muitas competências de um verdadeiro ‘atleta’ das olimpíadas científicas”.

Participaram deste concurso 49 alunos no nível J, equivalente ao 1º e 2º ano do Ensino Médio e 16 do nível S, equivalente ao 3º ano do Ensino Médio.

Sobre O Canguru

O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos 75 países. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF). Mais informações pelo site: https://www.cangurudematematicabrasil.com.br/.

Esta matéria contém informações extraídas do site: https://www.cangurudematematicabrasil.com.br/