Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Robótica

Alunos do Campus Parnamirim participam de competição de robótica

O evento aconteceu na UFRN e contou com a participação de duas equipes do curso de Mecatrônica

Publicada em 03/09/2014 Atualizada há 1 ano

Duas equipes participaram da última edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) Prática, uma do 3º ano (Daniel e José Ricardo), e outra 2º (Marcelo, Victor, Ohana e Anderson), tendo o primeiro grupo já participado no ano passado. Ambos os grupos participaram da Modalidade Prática - Nível 2. A competição simula um ambiente de desastre em mundo real no qual vítimas precisam ser resgatadas por robôs, que deverão agir de modo autônomo a contornar várias dificuldades do cenário.

Nesse ano, a competição reuniu 33 equipes no Rio Grande do Norte, de escolas públicas e particulares de Natal e vários Campi do IFRN. O Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros que mais inscreve equipes na seletiva Regional do evento. A etapa Nacional será disputada em São Paulo, capital. 

A OBR Regional foi disputada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e neste ano não visou apenas a competição em si. Houve uma amostra de robôs muito mais robustos e prontos para serem utilizados em campo, o que chamou muita a atenção dos convidados e atletas. Nesta disputa regional os alunos Marcelo, Victor, Ohana e Anderson ganharam a medalha de robô mais bonito e bem acabado.

Os professores (técnicos) das equipes do IFRN saíram dessa OBR com a ideia de tentar realizar, a cada ano, uma competição interna antes da OBR Regional, fazendo com que as equipes amadureçam seus robôs, antes de participarem da competição principal. Ainda em novembro deste ano, o Campus Natal-Central irá sediar um evento com uma das modalidades mais conhecidas e atrativas desse ramo, o sumô de robôs. Aproveitando o evento, pretende-se criar uma competição similar à OBR, à qual todos os IFs estão convidados a participar. Os alunos dos cursos de Mecatrônica e Informática do Campus Parnamirim que desejarem participar podem entrar em contato com algum professor para começar a desenvolver o seu protótipo. É uma excelente oportunidade de colocar na prática tudo o que você aprendeu em sala de aula em programação.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas