tribunal da bola

Alunos do 2° ano realizam o "Tribunal da Bola"

Professor Alison Batista realiza atividade "jurídica" em disciplina de Ed. Física

Publicada em 03/07/2014 Atualizada há 1 ano

Turma reunida após veredito

Na manhã de ontem (02), alunos do segundo ano do integrado orientados pelo professor de Educação Física Alison Batista, realizaram uma atividade "jurídica" em sala de aula: o Tribunal da Bola. Para isso, os estudantes pesquisaram sobre dois temas bastante evidenciados pela mídia em todo o mundo, um desses temas  sobre  “O uso das tecnologias como ferramenta de suporte para a arbitragem” e “A realização da copa do mundo de futebol no Brasil”.

Os alunos se dividiram em quatro grupos para este trabalho. O grupo de Acusação, Defesa, Juízes e Ata. Sendo este último, responsável  por publicar uma ata oficial no grupo do facebook da turma, detalhando tudo sobre a audiência e os seus resultados. Na simulação dessa audiência, os alunos utilizaram de diversos argumentos para convencer os juízes de que suas pesquisas tinham um bom embasamento. Desperdício de dinheiro, precisão nos resultados que muitas vezes deixam os árbitros em dúvida, futuras estruturas em benifício da cidade, tudo isso foi explorado e analisado pela turma.

"O poder da argumentação, da pesquisa, é uma grande contribuição para o aprendizado dos alunos. É mais uma forma de aprendizado, uma maneira diferente de refletir sobre o esporte. Eles podem desenvolver um "olhar crítico" e não se deixam levar por qualquer opinião, sem antes saber mais sobre o assunto", declarou o professor, em incentivo a este tipo de atividade.

Reunidos em duas sessões, os juízes puderam refletir durante 5 minutos acerca dos argumentos apresentados e concluir com a decisão final. Como reflexão do fim da atividade, a turma expressou a importância de um exercício de criatividade, onde eles puderam relacionar esporte,pesquisa e muita dedicação, e acima de tudo, o respeito uns pelos outros.

extensao
servidores