ENCONTRO DE ASTRONOMIA

ALUNO DO CAMPUS PARNAMIRIM PARTICIPA DE CONGRESSO DE ASTRONOMIA

Dois eventos seguidos sobre Astronomia acontece na cidade de João Pessoa

Publicada em 28/04/2014 Atualizada há 1 ano

A APA - Associação Paraibana de Astronomia e o NEPA - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB, estão organizando dois grandes eventos de astronomia na cidade de João Pessoa. O primeiro, que ocorre entre os dias 29 de abril e 1° de maio, é o 48° EREA - Encontro Regional de Ensino de Astronomia e é voltado para professores de geografia, física e ciências da rede pública e privada de ensino. Na sequência, entre 1° e 03 de maio, ocorre o XIV EANE - Encontro de Astronomia do Nordeste, cujo público alvo são astrônomos amadores das diversas associações e clubes de astronomia de todo o nordeste.

O aluno do Campus Parnamirim, Paulo Bulhões, participará dos dois eventos, e apesar do EREA ser um evento direcionado para os professores, o estudante foi perspicaz ao solicitar sua participação junto aos organizadores. “Eu enviei e-mail para um dos diretores do evento pedindo para participar, porque este encontro vai ensinar sobre metodologia de ensino para futuras oficinas. Eu quero aprender a melhor forma de ensinar sobre astronomia”. O trabalho do estudante com o grupo FORN (fogueteiros do RN) é sobre oficinas de construção de foguetes para escolas públicas de Natal-RN utilizando garrafas PETS, e o professor Ramsés Otto, auxiliou orientando na confecção de artigo para submissão.

Com o intuito de colaborar com a capacitação dos professores responsáveis pelo ensino dos conteúdos de Astronomia, Ciências, Geografia e Física, a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) tem organizado os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREA) em diversos lugares do Brasil. Os EREAs nasceram em 2009, ano no qual comemoramos o Ano Internacional da Astronomia. A OBA tem mantido a realização dos EREAs, pois considera os mesmos um instrumento muito útil à capacitação e atualização dos professores. Os EREAs são sempre realizados sob a responsabilidade dos organizadores locais, mas sempre com a orientação e apoio da OBA.

extensao
servidores