Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

OBFEP

Aluno conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2015

Em 2015 aconteceu a 4ª edição da OBFEP

Publicada em 23/03/2016 Atualizada há 12 meses

O aluno Gustavo Vieira Queiroz, do 3º ano do curso técnico integrado de Mecatrônica, conquistou a medalha de ouro na 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), ocorrida no ano de 2015.

A OBFEP foi realizada em todo o Brasil, sendo destinada, exclusivamente,  aos estudantes do último ano do Ensino Fundamental (9º ano) e do Ensino Médio de Escolas Públicas. Esta olimpíada é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através do CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução.

A OBFEP 2015 ocorreu em 2 fases: na primeira fase foram aplicadas provas com questões de múltipla escolha e na segunda fase provas com questões teóricas e experimentais. Em cada fase, os alunos participantes da OBFEP foram divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, como a seguir: Nível A – alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental; Nível B – alunos matriculados na 1ª e 2ª  séries do Ensino Médio; Nível C –  alunos matriculados na 3ª série e 4ª série (onde houver) do Ensino Médio.

Diante desta conquista, Gustavo diz que, ao realizar as provas, percebeu que tinha se saído bem, mas não esperava conquistar a medalha de ouro. Ele relata que, para atingir uma boa pontuação, foi necessário estudo e dedicação, não só no conteúdo visto na disciplina de Física, mas também nas disciplinas técnicas, próprias do curso de Mecatrônica, citando por exemplo, a disciplina de Eletricidade e Mecânica. Ele também destaca a importância dos professores que incentivam a busca pelo conhecimento.

Para a professora Aline Gomes - responsável pela aplicação das provas da OBFEP no Campus - "a cada ano que passa o número de alunos interessados em participar de olimpíadas de conhecimento vem crescendo no nosso campus. A escola vem buscando cumprir o seu papel de incentivar e dar apoio pedagógico para esses alunos, mas o esforço e a motivação do aluno são os principais fatores para um bom desempenho, e Gustavo Vieira é um exemplo".

De acordo com a comissão da OBFEP, as cerimônias de premiação serão marcadas, a partir de abril de 2016.

Confira aqui o Resultado da OBFEP 2015

 

Com informações do sítio da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas