Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Outubro Rosa

Alunas do Programa Mulheres Mil e do projeto TEC + 60 participaram de atividade do outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pelo combate ao câncer de mama no mundo inteiro

Publicada em 18/10/2019 Atualizada há 12 meses

Na tarde da última quinta-feira, 17, no auditório Dominguinhos do Campus Parnamirim, foi realizada palestra informativa sobre os cuidados que devemos ter em relação ao diagnóstico precoce do câncer de mama, e também, sobre os direitos que as pessoas portadoras de câncer têm, de acordo com a legislação brasileira. As palestras foram ministradas pela senhora Célia Câmara da Rede Feminina de Combate ao Câncer e pela advogada Anna Nunes da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica. Uma das participantes, a senhora Maria Moura disse que convidou as amigas para participar deste momento porque acredita que essas informações são muito importantes para as mulheres. Ela e as senhoras Luzia Soares de Oliveira Lins e Izabel Cruz de Lima, gostaram de participar da atividade, principalmente por causa da divulgação dos direitos. Todas elas já haviam feito o auto exame das mamas e a mamografia, mas desconheciam a legislação sobre o tema e disseram que serão multiplicadoras das informações que receberam nesta tarde.

Para a senhora Célia Câmara, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, atividades como a palestra realizada são um trabalho que ela tem a maior alegria de fazer porque é uma maneira de divulgar e esclarecer as pessoas sobre a importância do auto exame de mamas. Ela afirma que embora o câncer não tenha uma prevenção, ele tem 95% de chance de cura quando diagnosticado precocemente e que nestas palestras elas incentivam as mulheres a procurarem o ginecologista e o oncologista e a se cuidarem, bem como serem também multiplicadoras desse conhecimento.

Andrea Nogueira da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MULHERES DE CARREIRA JURÍDICA, afirma que cada palestra que fala sobre os direitos de pacientes oncológicos é muito importante porque a população é muito carente desse conhecimento. Ela afirma que muitos dos direitos dos portadores de câncer nem precisam de uma ação judicial para ser alcançados, eles podem ser obtidos através da solicitação do paciente via requerimento. Os membros da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MULHERES DE CARREIRA JURÍDICA fazem a orientação de como as pessoas podem solicitar seus direitos. As atividades do outubro rosa são muito importantes porque têm como objetivo estimular a participação da população, como forma de sensibilizá-la a uma prevenção consciente, focando a importância do diagnóstico precoce e dos seus direitos.

 

Serviços:

CASA DE APOIO AO PACIENTE COM CÂNCER

Endereço: Rua Luiz Fernandes, 185 – Quintas – Natal/RN

Telefone: (84) 4009-5700

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MULHERES DE CARREIRA JURÍDICA

Endereço: Avenida Rodrigues Alves, 682

CEP.: 59.020-200

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas