Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa

Alunas do curso de Mecatrônica participam de evento internacional

Workshop aconteceu em Ubatuba/SP

Publicada em 12/12/2018 Atualizada há 1 ano

Crédito: Moisés Souto

No início deste mês de dezembro, as alunas, do 3º ano do curso técnico integrado de Mecatrônica, Árisla Bruna de Menezes Soares e Michelly Dantas Guedes, participaram do III IAA Latin American Cubesat Workshop (III IAA-LACW).

Esse workshop - que também ocorreu em 2014 e 2016 - manteve seu foco em tópicos relacionados à tecnologia CubeSat, para proporcionar um fórum para cientistas e engenheiros discutirem seus resultados e descobertas de ponta. Esse evento, aconteceu no período de 3 a 7 de dezembro, em Ubatuba/SP.

As alunas apresentaram o artigo intitulado “Modelling and construction Cansat” que foi preparado, também, pelo aluno Pedro João A. Alvarez Gil, do 2º ano do curso de Mecatrônica, sob orientação dos professores Msc. João Maria Araujo do Nascimento e Dr.José Soares Batista Lopes.

O professor José Soares explica que “a partir da parceria com o Centro Vocacional de Tecnologia Espacial (CVT-E) estão sendo desenvolvidas pesquisas nas áreas de satélites, astronomia, foguete, rovers e sensoriamento remoto utilizando as mais novas tecnologias de comunicação sem fio e hardware em sistemas embarcados. Esse ano de 2018 os resultados das pesquisas foram publicados nos eventos: MNR Regional, Secitex e IAA-LACW”.

Diante do trabalho que vem sendo desenvolvido com os orientadores e da produção cientifica alcançada, as alunas avaliam e dizem que “foi uma oportunidade ímpar poder representar a instituição em um evento tão grandioso como o IAA-LACW. O contato com pesquisadores da área ampliou muito os horizontes e instigou a continuar desenvolvendo projetos nessa área que, na ocasião, foi possível perceber o quão promissora é”. E finalizam dizendo que estão imensamente felizes pela oportunidade.

 

 

Com informações extraídas do sítio do evento: http://iaalacw.org/

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas