Língua Portuguesa

Aluna do Campus fica em terceiro lugar em concurso de Redação de Cartas

Sofia Severo é aluna do 1º ano de Mecatrônica

Publicada em 02/05/2019 Atualizada há 1 ano

A aluna do 1º ano de Mecatrônica do Campus Parnamirim, Sofia Severo Galvão, conquistou o terceiro lugar na etapa estadual do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens. O objetivo do concurso é incentivar as crianças e adolescentes a expressar sua criatividade e melhorar seus conhecimentos linguísticos, além de reconhecer os talentos nacionais.

O tema da redação deste ano era “Quem são os meus heróis?”. Sofia relatou que sua redação foi focada na natureza, descrevendo os obstáculos enfrentados por um defensor da terra, como um ambientalista corre risco de vida no nosso país para proteger o Meio-Ambiente e, sobretudo, como ele conta com o apoio da sociedade, uma luta que não é só dele: é de todos.

Sofia relata ainda que “Língua Portuguesa nunca foi uma das minhas matérias preferidas, mas parece que quando você escreve com sede de compartilhar aquilo, sua revolta, as frases fluem no texto mais facilmente. Na verdade, sempre gostei de participar de concursos e olimpíadas - sou fascinada por desafios”.

O Concurso

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de melhorar a alfabetização através da arte epistolar. Incentiva a expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Participam estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais. No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa - fase internacional - fica a cargo da UPU.

Essa matéria foi feita com base em informações extraídas no site dos Correios: https://www.correios.com.br/sobre-os-correios/sustentabilidade/vertente-social/concurso-internacional-de-redacao-de-cartas.