Você está aqui: Página Inicial / Campi / Parnamirim / Extensão / Coordenação de Estágios e Egressos

Coordenação de Estágios e Egressos

Coordenação de Estágios e Egressos | Parnamirim

A Coordenação de Estágios e Egressos, vinculada à Coordenação de Extensão, zela pela prática profissional dos discentes da instituição. Funciona no turno vespertino, das 14h às 18h. Dúvidas sobre procedimentos podem ser tiradas através do endereço eletrônico cee.par@ifrn.edu.br.

Às organizações: clique aqui se você está interessado em contratar nossos alunos ou ex-alunos

Aos alunos: clique nos tópicos abaixo para saber mais sobre eles:

Prática profissional: objetivo, modalidades e exigências
Documentos necessários para início da prática profissional
Documentos necessários para encerramento da prática profissional

Prática profissional: objetivo, modalidades e exigências

A prática profissional é uma atividade curricular dos cursos de níveis médio e superior, visando uma inserção supervisionada do aluno no mundo do trabalho, em consonância com os princípios formativos do IFRN.

A prática profissional existe em duas grandes modalidades:

  • Prática profissional efetiva (em estágio ou em vínculo de trabalho)
  • Projeto (de Pesquisa, de Extensão ou Integrador)

A prática profissional sempre se inicia com um acordo firmado entre três partes: o aluno, o Campus e a instituição concedente (onde o aluno realizará a prática).

Os alunos só ficam aptos à prática profissional após a conclusão de 50% do curso. A carga horária mínima de prática profissional a ser cumprida, nas matrizes curriculares de 2012 em diante, é de 340 horas, salva a do curso de Sistemas para a Internet (330 horas).

Em toda prática profissional realizada como atividade curricular, o aluno deve ser orientado por um professor do IFRN. Em se tratando de estágio ou vínculo de trabalho, deve, além disso, ser supervisionado por um profissional da instituição onde trabalha.

Documentos necessários para início da prática profissional

Em caso de estágio ou vínculo de trabalho, o aluno deve deverá entregar os seguintes documentos na Coordenação de Estágios e Egressos:

  1. Em caso de estágio, Termo de Compromisso de Estágio;
    em caso de vínculo de trabalho, cópias de documentos comprobatórios: Carteira de Trabalho (as partes com dados pessoais e com o vínculo de trabalho atual) ou cópias da publicação da portaria no Diário Oficial e do Termo de Posse (em caso de aluno servidor público) ou cópia do Estatuto ou Contrato Social da Empresa (em caso de aluno sócio da empresa);
  2. Plano de atividades aprovado pelo professor orientador;

São preenchidas e assinadas três vias do Termo de Compromisso de Estágio e do plano de atividades, ficando uma via dos dois documentos com cada uma das três partes.

Em caso de projeto, o coordenador do projeto deve fazer o cadastro do projeto na coordenação competente, com anexo descrevendo as atribuições do discente, no qual deve estar atestada a adequação das atividades à formação profissional pretendida. (Clique aqui para acessar o formulário de cadastro do projeto e o anexo)

Documentos necessários para encerramento da prática profissional e solicitação do diploma

Em caso de estágio ou vínculo de trabalho, o aluno deverá entregar os seguintes documentos na Coordenação de Estágios e Egressos, que devem estar de acordo com os documentos já depositados no início da prática profissional:

  1. Declaração fornecida pela instituição onde o aluno trabalhou, contendo a data inicial, a data final, a carga horária semanal, e a carga horária total da prática profissional (mínimo de 400 horas para alunos das matrizes curriculares de antes de 2012; mínimo de 340 horas para alunos das matrizes curriculares de 2012 em diante);
  2. Duas cópias encadernadas do trabalho final, já com assinatura e avaliação do professor, e uma cópia em formato digital;
  3. Nada-consta e requerimento formal do diploma (ambos disponíveis na Coordenação de Estágios e Egressos)

Em caso de projeto: o aluno deverá entregar na Secretaria Acadêmica os itens 2 e 3 acima e um atestado da carga horária cumprida nas atividades, emitido pela coordenação onde está cadastrado o projeto.

Ações do documento

Página em carregamento