Você está aqui: Página Inicial / Campi / Parnamirim / Extensão / Às organizações

Às organizações

Orientações às organizações sobre contratação de alunos do Campus como estagiários ou empregados - Coordenação de Estágios e Egressos | Parnamirim

O IFRN tem cursos de reconhecida qualidade no mundo do trabalho. O Campus Parnamirim tem cursos de oferta regular, sendo dois cursos técnicos integrados, que aliam a formação do Ensino Médio à formação técnica (Mecatrônica e Informática), um curso técnico subsequente, para alunos que já concluíram o Ensino Médio (Redes de Computadores), e um curso tecnológico de nível superior (Sistemas para Internet).

Todos os alunos desses cursos precisam realizar prática profissional para concluir sua formação, sendo o estágio uma das modalidades disponíveis. As organizações, públicas ou privadas, podem contratar nossos alunos como estagiários conforme eles já tenham concluído 50% do curso.

Se sua organização tem interesse em receber nossos alunos como estagiários, entre em contato conosco através do endereço cee.par@ifrn.edu.br ou pelo número (84) 40054108, das 14h às 18h. Se for de interesse da organização empregar nossos alunos ou ex-alunos, também podemos mediar o contato entre as partes.

Algumas observações importantes sobre estágios:

  • O estágio é uma atividade formativa para e através do trabalho, não se configurando como emprego.
  • Cada contratação de estagiário é feita pelo estabelecimento de um termo de compromisso de estágio, acompanhado por um plano de atividades.
  • As atividades realizadas pelos alunos do IFRN nos estágios devem ser condizentes com as profissões para as quais eles estão sendo formados.
  • Exige-se bolsa (ou outra forma de contraprestação) e auxílio-transporte para o estagiário, assim como um seguro contra acidentes pessoais.
  • Durante o período de atividade do estagiário ele deve estar coberto por um seguro contra acidentes pessoais, que a organização pode fazer facilmente com uma seguradora à sua escolha.
  • Também é de interesse do IFRN estabelecer termos de convênio com entes externos, públicos ou privados, firmando um acordo comum sobre o recebimento de nossos alunos como estagiários.
  • Os estágios são regidos pela lei nº 11.788/2008, que estabelece outros vários direitos e deveres ao estagiário, à instituição de ensino e à organização; a organização deve conhecer a lei e respeitá-la desde a formalização até o encerramento do estágio.

Ações do documento

Página em carregamento