Você está aqui: Página Inicial / Campi / Parnamirim / Assistência Estudantil / Programas e auxílios de Assistência Estudantil

Programas e auxílios de Assistência Estudantil

Os programas e auxílios são destinados prioritariamente aos alunos em situação de vulnerabilidade social.

Programa de Apoio à Formação Estudantil

Tem como objetivo proporcionar ao estudante em situação de vulnerabilidade e/ou risco social apoio financeiro para a manutenção de seus estudos, através do trabalho educativo, no qual, o estudante desenvolve atividades nos setores administrativos, sendo supervisionado por um servidor responsável.

  • Valor da Bolsa: R$ 300,00.

  • Horário de atividades: turno inverso das aulas.

  • Período: 15 horas semanais/3 horas diárias.

Auxílio Transporte

Tem como objetivo possibilitar, através da concessão de recurso financeiro, condições para o deslocamento diário do estudante em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, no trajeto residência - IFRN – residência, durante o ano letivo. O auxílio é pago mensalmente em conta bancária do estudante para utilização exclusiva nas despesas de transporte municipal e/ou intermunicipal no acesso à instituição para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas.

Auxílio Alimentação

Visa atender as necessidades básicas de alimentação para os estudantes que necessitem permanecer na instituição em horário inverso ao de suas aulas para realização de atividades acadêmicas durante o período letivo, através da oferta de almoço e jantar no refeitório da instituição.

Auxílio Moradia

Consiste no repasse mensal de auxílio financeiro depositado em conta bancária do estudante para utilização exclusiva nas despesas de aluguel da moradia daqueles procedentes de localidades diferentes e/ou distantes do município sede do campus no qual se encontrem matriculados. O auxílio poderá ser pago total ou parcial, dependendo da disponibilidade orçamentária institucional.

Programa de Auxílio Eventuais e Especializados

Consiste no atendimento de diferentes demandas apresentadas pelos estudantes e/ou identificadas pela equipe de profissionais da assistência estudantil ou demais servidores, as quais estejam interferindo no desempenho acadêmico e frequência do estudante. Os auxílios ofertados são:     

  • Auxílio material escolar e fardamento;
  •   Auxílio cópias reprográficas e impressão de material didático;
  •  Auxílio para demandas de saúde estudantil: concessão de óculos de grau, medicamentos, exames, consultas e procedimentos médico-odontológicos especializados.

PNAE (Merenda Escolar)    

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar (merenda) e de ações de educação alimentar e nutricional.

O Programa é voltado para o atendimento dos alunos da educação básica logo, a merenda escolar é destinada somente aos estudantes dos cursos técnicos integrados e subsequentes.

Os horários da merenda são: das 8h30 às 8h50 para os alunos do turno matutino, das 14h30 às 14h50 para os alunos do turno vespertino e das 20h30 às 20h45m no turno noturno.  Não é servido merenda fora do horário do primeiro intervalo de cada turno.

Para mais informações, procurar a COAES.

Programa de Apoio a Participação em Eventos (PAPAE)    

O PAPAE é um programa de fomento à participação de discentes, regularmente matriculados no IFRN, em eventos/atividades de natureza técnico-científica, artístico-culturais, desportivos e políticos-estudantis, desde que relevantes para a formação do estudante em sua totalidade, bem como de interesse institucional, através da concessão de auxílio financeiro para o custeio das despesas com taxa de inscrição em eventos, alimentação, hospedagem e transporte.

A solicitação para apoio financeiro deverá ser feita na COAES, através da entrega de formulário de solicitação devidamente preenchido, acompanhado da documentação comprobatória específica para o respectivo evento, com, no mínimo, 30 dias da data inicial do evento/atividade. O auxílio só será autorizado após a apreciação do respectivo coordenador de curso e, dependendo da natureza do evento/atividade, pela Coordenação de Pesquisa ou de Extensão.

O auxílio só será pago em conta bancária em nome do próprio aluno solicitante, ficando esse obrigado de prestar contas até 5 dias após o término do evento/atividade. Não será concedido novo auxílio a estudante com prestação de contas pendente de auxilio concedido anteriormente. 

Para mais informações, procurar a COAES.

Ações do documento

Página em carregamento