Você está aqui: Página Inicial / Campi / Parnamirim / Assistência Estudantil

Assistência Estudantil

Assistência Estudantil é uma ação da Política de educação regulamentada pelo decreto nº 7.234/2010 que institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Seu principal objetivo é ampliar as condições de permanência dos estudantes, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, contribuindo assim para a redução das taxas de retenção e evasão, agindo preventivamente, para que o estudante possa concluir seu curso com êxito.

As ações de Assistência Estudantil do IFRN são implementadas pela Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (DIGAE), cabendo à Coordenação de Atividades Estudantis (COAES), a sua execução em cada campus.

Algumas ações são ofertadas à todos os alunos, enquanto outras, como os programas assistenciais são oferecidos aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

 

SETOR DE SAÚDE

O Setor de Saúde tem a missão de oferecer atenção básica à saúde para os alunos regularmente matriculados no IFRN, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por médico, técnicos em enfermagem e odontólogo, tendo em vista a promoção, proteção e recuperação da saúde dos estudantes, por meio de atendimentos ambulatoriais e atividades socioeducativas em saúde, contribuindo com a formação integral do estudante e colaborando com  a busca por igualdade de condições de aprendizagem do discente, assim favorecendo o seu êxito escolar.

As ações assistenciais do Serviço de Saúde, por se tratar de atenção básica ambulatorial, são destinadas a resolver apenas ocorrências de baixa e média complexidade, como mal-estar temporário, curativos, administração medicamentosa oral, injetável ou de inalação, primeiros socorros e outros procedimentos que não exijam uma estrutura mais complexa, como uma internação. Portanto, o paciente será devidamente encaminhado a uma unidade hospitalar em situações emergenciais ou que requeiram procedimentos cirúrgicos. O atendimento médico oferecido está inserido na área de Clínica Geral, sendo realizado por demanda espontânea.  O atendimento de enfermagem também é realizado por demanda espontânea. O atendimento odontológico é feito mediante agendamento e são realizados procedimentos restauradores, tratamento da hipersensibilidade dentinária, aplicação tópica de flúor, raspagem e remoção de cálculo dentário, orientação de higiene bucal, prescrições medicamentosas e encaminhamentos.

O Setor de Saúde está localizado por trás da cantina e o horário de atendimento de cada profissional está fixado na porta de entrada do setor.

 

 SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social do Campus Parnamirim realiza as seguintes atividades:

  • Inscrição, seleção, acompanhamento e avaliação dos programas de apoio à formação estudantil, auxílio transporte, auxílio alimentação, auxílio moradia e auxílios eventuais;
  • Realiza atendimento individual aos alunos e pais de alunos;
  • Realiza acompanhamento de alunos em situação de vulnerabilidade social e/ou risco social em conjunto com a equipe técnico-pedagógica;
  • Realiza visitas domiciliares;
  • Realiza estudo social, relatório social e parecer social;
  • Realiza entrevista social;
  • Realiza encaminhamentos para a rede de proteção social;
  • Supervisiona estagiários de Serviço Social (obrigatório e não obrigatório).

 

Equipe da COAES

Coordenação:

  Rute Paula da Silva

 

Setor de Serviço Social:

Joelma  Lucena  (Assistente Social)

Solange Fernandes (Assistente Social)

Gabriel da Costa Dantas (Auxiliar em administração)

Ana Claudia (Estagiária / Serviço Social)

Janaina Pedro (Bolsista)

Roseane Galdino (Bolsista)

Gessica Ellen Dantas de Oliveira (Bolsista)

 

Setor de Saúde:

Ângelo Pimentel (Médico)

Halisson Albuquerque (Odontólogo)

Maria da Conceição (Técnica em Enfermagem)

Danyella Augusto (Técnica em Enfermagem)

Thaisa Carvalho Pereira (Estagiária / Téc. em Saúde Bucal)

 

Ações do documento

Página em carregamento