Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Mulheres Mil

Turmas do curso de cuidadora de idosos recebem certificados de conclusão

Ação faz parte do Programa Mulheres Mil e promove o empoderamento feminino

Publicada em 10/02/2017 Atualizada há 1 ano

Luciene Cordeiro tem 48 anos. Com pais idosos e uma mãe vítima de um AVC, ela fez o curso de Cuidadora de Idosos ofertado pelo Campus Avançado Parelhas a fim de adquirir conhecimentos para cuidar dos familiares. “E quem sabe arriscar, nas horinhas que der, eu também adquirir uma renda, não é? No momento estou sem renda”, completou. Já Maria José da Silva tem 27 anos e já cuidava de idosos. Quando soube do curso, foi logo se inscrever. “Me identifico com o trabalho e queria aprender mais”, explicou.

Elas fazem parte das 2 turmas do Programa Mulheres Mil do Campus Avançado Parelhas certificadas na tarde desta quinta-feira (9), no auditório do Campus. Acompanhadas por amigos, filhos e outros familiares, não conseguiam esconder no sorriso e nas poses para as fotos a satisfação de participar da solenidade. Ao todo, foram entregues 55 certificados e kits de primeiros socorros para que as alunas pudessem retornar ao mercado de trabalho com mais uma qualificação profissional no currículo, dessa vez como cuidadoras de idosos. “Nós mulheres sabemos como ainda é difícil, em nossas múltiplas realidades, nos capacitar, muitas vezes precisando levar os filhos para assistir às aulas. O que vocês precisam é acreditar que podem! Quem sabe agora fazer um curso técnico de Enfermagem, depois um superior”, encorajou a diretora do Campus Avançado Parelhas, Gerlúzia Azevedo.

Fizeram parte da mesa de honra da solenidade de certificação a pró-reitora de Extensão do IFRN, Régia Lopes; o diretor-geral do Campus Currais Novos, Andreilson Oliveira; a diretora do Campus Avançado Parelhas; a secretária de Assistência Social de Parelhas, Maria das Graças Diniz Lima; o coordenador do Programa Mulheres Mil no Campus Avançado Parelhas, professor José Cleyton Neves Lopes e o presidente da Associação Beneficente Virgem dos Pobres, Clécio Virgílio.

Mesmo com as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelo país, a pró-reitora de Extensão garantiu a continuidade do Programa no âmbito do IFRN. “Reconhecendo a importância do Mulheres Mil, destinamos parte do nosso orçamento para a oferta de mais turmas. A meta é termos pelo menos uma turma por campus”, esclareceu.

O Programa Mulheres Mil tem o objetivo de promover o empoderamento de mulheres em situações de vulnerabilidade social através da educação. Além das aulas técnicas, as estudantes vivenciam ações sociais e culturais. “O objetivo é mostrar que elas têm opções variadas e podem traçar seus próprios caminhos”, explicou a assessora de Programas e Projetos do IFRN, Sandra Nóbrega.

A cerimônia foi marcada pela emoção e manifestações de satisfação de todos os membros envolvidos com o Programa. Foi a segunda edição do curso no Campus Avançado Parelhas e dessa vez com o dobro do número de matrículas. Essa foi mais uma ação institucional concluída com sucesso evidenciando o compromisso social do Campus Avançado Parelhas com a região do Seridó.

Confira as fotos da solenidade

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas