ENSINO

Professor de Educação Física do IFRN Campus Parelhas desenvolve oficina de atividades rítmicas e expressivas

O aluno Judson Nóbrega foi responsável pela trilha sonora e sonoplastia da oficina.

Publicada em 20/08/2015 Atualizada há 1 ano

A aula de Educação física possibilita a inserção de diversas práticas corporais e vivências rítmicas variadas através de jogos lúdicos e motores. Com muita interatividade, foi realizada nesta quinta-feira, 20 de agosto, uma aula de atividades rítmicas e expressivas, no curso de informática do Campus Parelhas.

A atividade foi organizada pelo professor de Educação Física, Joadson Martins, com o apoio logístico do aluno Judson Nóbrega, que foi responsável por toda a trilha sonora, sonoplastia e demais efeitos. A aula foi a culminância dos estudos sobre o conteúdo de dança: 1) uma abordagem histórica sucinta sobre os ritmos e expressões da cultura corporal de movimento; e 2) o desenvolvimento de diversos jogos da cultura popular como brinquedos cantados – a exemplo do escravos de Jó –, que ganhou uma nova roupagem, na qual os próprios alunos movimentavam-se de acordo com as instruções da música, através de uma coreografia apresentada pelo professor.

Foram diversas as práticas corporais trabalhadas em sala de aula, através das quais os alunos puderam vivenciar de forma intensa os conteúdos abordados na teoria. Um dos pontos altos da aula foi o momento de integração final, em que o aluno responsável fez uma seleção musical de diversos ritmos solicitados pelo docente e os demais alunos aproveitaram a ocasião de descontração para vivenciar a dança em sua plenitude.

Outro momento de destaque foi a percepção da disponibilidade corporal dos alunos, através da qual eles vivenciavam os mais diversos ritmos – músicas internacionais, funk, pop, rock, dentre outros. Não se poderia deixar de lado o forró eletrônico muito prestigiado pelo público adolescente. A aula estendeu-se inclusive ao horário do intervalo, possibilitando aos alunos aproveitarem cada momento de uma aula tão lúdica e diferenciada.