Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ENSINO

Implantação de alternativas sustentáveis e redução de impacto ambiental através do princípio dos 5r's

Projeto sobre redução de impacto ambiental partindo do princípio dos 5R’s tem início no Campus Parelhas

Publicada em 25/07/2017 Atualizada há 12 meses

O manejo inadequado de resíduos sólidos desencadeia sérios problemas ambientais, sociais e econômicos. Destacam-se problemas como poluição do ar devido a liberação de gás carbônico por diversas indústrias e incineradoras de lixo, contaminação das águas superficiais e subterrâneas pelos depósitos de lixo a céu aberto, questões sanitárias referentes a atração e proliferação de macro e micro vetores (ratos, baratas, mosquitos, bactérias e vírus), responsáveis pela transmissão de várias doenças como leptospirose, dengue, cólera, diarréia, febre tifóide, dentre outras. Em torno dessa problemática, as ciências ambientais vêm buscando alternativas de mitigação e diminuição de fatores geradores de impacto ambiental e, apesar de ainda haver um longo caminho a ser trilhado, um estudo recente iniciado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte se propõe a realizar oficinas, palestras e pesquisa científica com a temática “A política dos 5 R’s” (Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar e Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos), voltada para preocupações com coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos.

O projeto, que visa redução de impacto ambiental partindo do princípio dos 5R’s, foi idealizado pelas alunas Jaciane Cristina dos Santos e Iara Ingrid de Assis, ambas do curso Técnico de Nível Médio em Informática do Campus Avançado Parelhas, coordenado pela professora de Biologia Drª Daiane Cristina Ferreira Golbert. “Ministrei uma aula sobre Impacto Ambiental na qual discutimos sobre os impactos na região de Parelhas e, logo em seguida, as alunas tiveram a ideia de iniciar algum projeto contemplando o tema da reciclagem”, explicou a docente.

Partindo do princípio de que vários materiais gerados como resíduo sólido ou rejeito são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia e renda, realizamos um levantamento dos principais materiais recicláveis gerados no Campus Parelhas e idealizamos a confecção de painéis informativos. Foi então que o professor Jeremias, atual coordenador do Projeto Mulhers Mil, nos convidou a participar do Curso FIC em Reciclador. Com a busca por informações sobre a política dos 5 R’s, desenhamos então as oficinas de reciclagem visando geração de renda e redução de impacto ambiental para a região. Através desse projeto serão oferecidas as oficinas de Confecção de BiZAKO ecológico, utilizando apenas tesoura e camisetas que seriam descartadas, Pontilhismo em vidro com esmaltes vencidos e a oficina de Reciclagem de Lixo eletrônico, na qual serão utilizados teclas de teclados que seriam descartados e CDs para elaboração de elementos decorativos.

A ideia é expandir o projeto aplicando escalas de consumo sustentável e de redução de impacto ambiental tanto dentro do Campus do IFRN Parelhas, quanto em outras instituições e instâncias, além de continuar elaborando ideias para geração de renda a partir de resíduos sólidos. Apesar das perspectivas sombrias para os anos vindouros no país, assumimos a importância desse projeto como um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos, trazendo arte e fontes alternativas para geração de renda, ao mesmo tempo em que contribuimos com a redução na geração de resíduos sólidos no meio ambiente.

 

Texto: Prof.ª Daiane Cristina Ferreira Golbert do IFRN-Parelhas

Revisão: Prof.ª Danúbia Barros

Arte: Prof.ª Daiane Golbert e Davi Drieskens



 

Redes sociais

Para ver mais fotos, acesse o Facebook IF News:

https://www.facebook.com/jornalvirtual.ifrn.parelhas/?ref=br_rs

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas