Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

28º SBG

IFRN Campus Avançado Parelhas participa do 28º Simpósio de Geologia do Nordeste

Evento aconteceu de 11 a 15 de novembro de 2019, na cidade de Aracaju/SE, no Delmar Hotel.

Publicada em 06/12/2019 Atualizada há 1 ano

O 28° Simpósio de Geologia do Nordeste e o 4º Simpósio sobre o Cráton do São Francisco e Orógenos Marginais foram realizados concomitantes na cidade de Aracaju/SE entre os dias 11 e 15 de novembro. O evento é bienal e é responsável por reunir profissionais da área geocientífica, entidades governamentais (SBG) e diversas instituições de ensino do nordeste para discutir temas pertinentes e atuais para a região. A programação foi composta por sessões orais, palestras e minicursos.

 

Uma comitiva do Campus Avançado Parelhas do IFRN, foi incumbida de representar o campus durante o evento em diferentes áreas temáticas. Essa equipe foi composta pelas alunas do 3°ano integrado de Mineração Camily Aparecida, Fernanda Heloísa, Mariana Carla e Marília Fernanda, e pelos docentes Micael Damasceno e Robson Oliveira. O grupo foi responsável pela apresentação de quatro sessões na modalidade oral e duas na modalidade pôster. Seguem abaixo as áreas temáticas e os trabalhos apresentados e que são frutos da pesquisa efetuadas no Campus Parelhas: 

 

Área: Ensino de Geociências, Geoconservação, Geoturismo e Geoparques

• As geociências no ensino fundamental II do município de Parelhas/RN e o desenvolvimento de ferramentas ativas de suporte ao ensino aprendizagem; 

• Dicionário ilustrado dos recursos minerais do Seridó Oriental do Rio Grande do Norte: uma ferramenta didática com abordagem informativa.

Área: Geologia ambiental e médica

• Caracterização sedimentológica e química do trecho urbano do rio seridó no município de Parelhas/RN – base de dados para análises ambientais.

• Análise dos resíduos sólidos da exploração mineral do município de Parelhas/RN: suporte à políticas de reutilização de rejeitos e estéreis minerais;

• Levantamento radiométrico de pegmatitos da região de Parelhas/RN: impactos sobre a biodiversidade.

Área: Rochas ornamentais e minerais industriais

• Caracterização física de argila SG para produção de ração animal em Parelhas/RN.

Além das apresentações, a equipe assistiu a mais de vinte e cinco sessões orais e quinze sessões pôsteres nas mais variadas áreas temáticas.

A participação do evento forneceu experiências únicas para a equipe do IFRN-PAAS, principalmente para o corpo discente, que recebeu diversos elogios pela defesa de seus trabalhos e que tiveram contato direto com cientistas, profissionais e outros discentes. 

Ao fim, a equipe foi agraciada com eventos culturais ao longo da cidade que sediava o evento – Museu do povo sergipano, Projeto Tamar, Mercado Público e atrativos naturais. 

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas