Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

GESTÃO

Direção-Geral em Exercício publica memorando circular para contenção de gastos

Visando economia de recursos, Direção-Geral propõe algumas ações para enfrentar o bloqueio orçamentário sofrido pela Instituição.

Publicada em 07/05/2019 Atualizada há 1 ano

Em detrimento do bloqueio orçamentário na casa dos 30% imposto pelo Governo Federal, a Direção-Geral em Exercício publicou no último dia 04 de maio o Memorando Circular n°. 01/2019-DG/PAAS/IFRN, o qual trata sobre medidas de redução de custos com foco no consumo de energia elétrica e zelo pelo bem público, como uma medida imediata para a nova conjuntura financeira.

As principais ações propostas através do memorando são relacionadas a otimização na gerência dos gastos de energia elétrica, como o uso dos aparelhos condicionadores de ar, sendo a principal delas a restrição do uso desses equipamentos apenas para o período entre 9h e 16hs, além de demarcar o funcionamento entre temperaturas que variem de 23°C à 25°C. Ademais, também são indicadas medidas que auxiliem na redução de gastos através do uso consciente e comedido de lâmpadas, computadores e demais aparelhos elétricos.

O documento também ressalta a necessidade de zelar pelo patrimônio público, relembrando que qualquer ocorrência danosa ao patrimônio da instituição deve ser imediatamente comunicada a Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção do Campus, Cosgem.

O supracitado memorando tem caráter imediato e está em vigor por tempo indeterminado e, para a correta aplicação dessas medidas, a Direção-Geral pede o apoio de toda a comunidade acadêmica, de forma que esta aplique e fiscalize as ações propostas.

Paralelo ao exposto, destaque-se que o corte orçamentário na casa dos 30% também está levando o Colégio Gestor do Campus a reunir-se, aonde estão montando uma análise situacional e um diagnóstico de prioridades dentro do funcionamento da instituição, levando o diálogo junto a toda a comunidade para a construção e aplicação de medidas.

Para a Diretora-Geral em Exercício, Prof. Lígia Mara Gonzaga, o contexto requer cautela por parte da gestão e de toda a comunidade. Dessa maneira, todos devem se unir em um trabalho conjunto de contenção de custos. Comentou ainda que está em diálogo constante com a Reitoria do IFRN a qual está buscando interlocução com diversos agentes públicos a fim de garantir a integralidade do orçamento do Instituto.

Memo. Circular 01/2019-DG/PAAS/IFRN - Contenção de Gastos