Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ENERGIA SUSTENTÁVEL

Usina Fotovoltaica começa funcionar no IFRN Nova Cruz

A ação é uma continuidade do Projeto IFRN Solar.

Publicada em 03/11/2017 Atualizada há 1 ano

Nesta sexta-feira, 3/11, entrou em operação a usina fotovoltaica do Campus Nova Cruz, uma iniciativa integrada ao Projeto IFRN Solar. Os geradores fotovoltaicos foram instalados na área de estacionamento da unidade, gerando também um espaço coberto para guardar os veículos. A previsão é que o uso dos geradores gere uma economia de até 30% na demanda da energia elétrica do prédio, além de evitar a emissão de CO2 na atmosfera terrestre.

"Queremos agradecer a todos que contribuíram para fazer com que a usina fosse possível em nosso Campus. O nosso agradecimento, em especial, ao reitor  Wyllys Abel Farkatt Tabosa, ao pró-reitor de administração Juscelino Cardoso, ao engenheiro eletricista Franclin Robias, ao engenheiro civil Carlos Guedes, aos servidores Henrique Jordon Santos e Roberto Cesar B. Camilo(ambos da COSGEM) e aos terceirizados, em particular, o nosso eletricista Ivonaldo. Foi graças ao apoio e empenho de todos eles que hoje podemos contemplar mais uma obra sendo entregue a nossa instituição e  à sociedade", afirmou o diretor-geral do IFRN Nova Cruz Márcio Silva Bezerra.

 Projeto IFRN Solar 

O IFRN, em 2013, deu início a implantação de geradores fotovoltaicos. Foi, então, a primeira instituição pública do Estado a aderir ao sistema de compensação de energia regulamentado pela Resolução Normativa 482/2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com essa Resolução, um consumidor de energia elétrica que instale pequenos geradores em sua casa, condomínio ou empresa (como, por exemplo, painéis solares fotovoltaicos e pequenas turbinas eólicas) pode utilizar a energia gerada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser creditado na fatura dos meses seguintes.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas