ENSINO

Professores do Campus tem trabalhos aprovados em simpósio internacional

O evento será realizado no período de 8 e 11 de outubro, em Lecce, na Itália.

Publicada em 25/06/2015 Atualizada há 1 ano

Os professores de língua portuguesa e literatura brasileira do CampusJuzelly Fernandes Barreto Moreira e Gilvan de Oliveira, tiveram trabalhos aprovados para o V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (V SIMELP), que será realizado no período de 8 a 11 de outubro do ano em curso, em Lecce, na Itália.

Os títulos dos trabalhos são:

A PROGRESSÃO REFERENCIAL EM TEXTOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM OLHAR LINGUÍSTICO PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

(Juzelly Fernandes)

Esta pesquisa objetiva realizar um estudo comparativo entre textos de alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio Integrado de um Campus do IFRN. Desta feita, pretende-se enfocar o uso das estratégias de referenciação, verificando suas ocorrências nas redações, além de investigar se os alunos dos 2ºs anos desta modalidade da educação profissional apresentam amadurecimento no que tange à progressão referencial de suas redações, em relação aos alunos do 1º ano.

FABIÃO DAS QUEIMADAS: A IMPORTÂNCIA SOCIAL DE UM TROVADOR QUE MODOU SUA CONDIÇÃO DE ESCRAVO ATRAVÉS DA MÚSICA E DA LITERATURA

(Gilvan de Oliveira)

Este trabalho pretende fazer uma ponte entre a literatura medieval e a literatura popular nordestina. O estudo faz um recorte histórico das primeiras manifestações literárias no interior do Rio Grande do Norte, entre o final século XIX e a primeira metade do século XX e discute a importância do poeta Fabião das Queimadas para popularização do gênero “canção”, uma das principais manifestações literárias da Idade Média. Para esta análise, foram selecionados poemas do Romanceiro Potiguar e também contribuições de autores que procuram discutir o papel social do trovador nesses dois períodos distintos.

O IFRN Campus Nova Cruz parabeniza os professores pelo feito.

servidores