Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Inauguração do Campus: Discurso do Diretor Geral

Publicada em 12/12/2011 Atualizada há 12 meses

As cidades quecompõem o Agreste Potiguar citadas por nosso pai, motorista de caminhão noinício da década de 50, ao relatar o “fazer das feiras” de Santo Antônio, NovaCruz, leva-nos a lembranças da nossa juventude e influenciam-nos a manter um contatopedagógico com uma realidade educacional diferente da nossa vivenciada em Natalna ETFRN / no CEFET-RN, como aluno e professor.

Há exatos 3(três) anos, em 5 de dezembro de 2008, a direção do então CEFET-RN fazia ainauguração do Núcleo Educacional de Nova Cruz em instalações provisórias noprédio do Núcleo de Ensino a distância – NESA/UFRN.

No início do primeirosemestre letivo de 2009, 30 jovens foram classificados para fazerem parte da Históriado Campus Nova Cruz. A metade dessesestudantes receberá os seus diplomas de técnicos em solenidade a seguir a esteato.

O surgimento doNúcleo Avançado abriu aos novacruzenses a possibilidade de terem acesso a umnovo tipo de feira: a feira do saber para uma formação tecnológica e humana.

O desafio detrazer um “alimento” diferenciado, o conhecimento científico, aliado à nossaexperiência profissional na gestão acadêmica, nos levaram a aceitar o convitedo nosso magnífico Reitor, professor Belchior de Oliveira Rocha, paraassumirmos o processo de implantação e condução dos destinos iniciais destecampus.

Ao longo dosúltimos 3 (três) anos, compartilhamos alegrias e angústias com as turmasiniciais, com os professores e  os servidorestécnico-administrativos, que começaram a compor o campus, em um sonho uníssono,não apenas de uma bela construção física, mas eticamente edificada,ecologicamente sustentada.

Uma escola, naqual possamos valorizar as palavras de Paulo Freire, em seu poema: 

"Escolaé...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.

[....]”

Dessaforma, estamos buscando trilhar um caminho aberto ao diálogo, à diversidade, àamizade.

Queos preceitos Institucionais sejam respeitados.

Desejamosuma escola aberta à comunidade (nada de ilhas).

Eseguindo com o pensamento de Paulo Freire:

  “[...]

numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz.

Épor aqui que podemos começar a melhorar o mundo".

Neste momento, desejamosregistrar os nossos mais sinceros agradecimentos a todos que nos ajudaram nessamissão:

À DeputadaFederal Fátima Bezerra pelo seuincansável trabalho na expansão da Rede Federal de Educação Profissional eTecnológica, especificamente, neste momento, o Campus Nova Cruz.

Ao Ex-Prefeito Cid Arruda, na batalha inicial daviabilização do Campus.

Ao Prof. Morais, Diretor do NESA/UFRN, pela gentileza e grandeza dacessão de parte das suas instalações, o que permitiu o funcionamento temporário,enquanto o Campus estava emconstrução.

Ao Exmo. Senhor Prefeito Flávio Azevedo e a Sra. Rosângela Cilene, Ex-Secretária deEducação Municipal, atual Diretorada 3ª. DIRED,  pelo apoio logístico quenos tem sido prestado.

Ao prof. Getúlio Marques Ferreira, Ex-Secretárioda SETEC/MEC pelo apoio incondicional recebido pelo Campus em sua implantação.

À Construtora COPLANAR/MANGUEIRA,representada pelos engenheiros Ildivan eNey, pela construção do nosso Campus,os nossos agradecimentos.

À Construtora Atual, na pessoa do Senhor Geomar, pelas obras complementares do Parque Esportivo.

A todos os funcionários que trabalharamna edificação desta casa, braços fortes e anônimos, o nosso reconhecimento, coma certeza de que ergueram um farol que poderá iluminar o caminho dos seuspróprios filhos e dos demais jovens da comunidade.

Ao colega professore Diretor José de Ribamar, peloslongos momentos de trocas mútuas de experiências na implantação dos campi de Nova Cruz e Parnamirim.

Ao colega prof. Djeson Mateus, pelo apoio que nos vemprestando na condução da Diretoria Acadêmica do Campus.

À jovem Catiane Freitas, pela gestãoadministrativa que vem empreendendo no Campus.

Aos colegas professores e servidores técnico-administrativos, pela educação dos jovens destacasa.

Ao prof. Francisco Mariz, Pró-Reitor deDesenvolvimento Institucional, pela permanente colaboração em nossa jornadainstitucional.

À Prof.ª Anna Catharina, Pró-Reitoria de Ensino,pelos encaminhamentos da trilha educacional que o campus vem construindo.

Ao colegaEngenheiro e Diretor de Campus, CarlosGuedes, pelo inestimável apoio e condução  da construção do Campus, os nossos maissinceros agradecimentos.

Ao nosso amigo ecolega professor Magnífico ReitorBelchior de Oliveira Rocha, os nossos agradecimentos pela confiança que nosfoi depositada.

Aos nossos estudantes, que tenham nesta escola aextensão dos seus lares e que encontrem em nossas mãos estendidas um apoio paraconcretização dos seus sonhos.

À nossa esposa, Guiomar, e ao nosso filho, Flauber, a eterna gratidão pelacompreensão da nossa ausência do lar ao longo destes anos, sabendo eu do apoioirrestrito às nossas ações.

Muito obrigado a todos.

Francisco Assis de Oliveira

 

Confira aqui as fotos do evento.