Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PRODUÇÃO ACADÊMICA

Ex-aluna e Professor do IFRN Nova Cruz publicam livro sobre Processamento Digital de Sinais

Originado de um TCC, o livro foi escrito pela ex-aluna Ana Maria Jerônimo Soares e o professor efetivo do IFRN Rodrigo Leone Alves.

Publicada em 10/11/2017 Atualizada há 1 ano

Em pleno período de discussões acerca do tema apresentado na redação do ENEM 2017, que abordava os "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", trazendo à tona, na mídia, debates sobre a realidade e as dificuldades das pessoas com deficiência auditiva, uma ex-aluna do Campus, Ana Maria Jerônimo Soares, juntamente com o professor efetivo  Rodrigo Leone Alves publicaram o livro: Processamento digital de sinais: um auxílio a pessoas surdas, da Editora Novas Edições Acadêmicas, demonstrando, assim, o quanto o nosso alunado e os professores estão na dianteira e antenados às problemáticas sociais brasileiras.

A publicação desse livro é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC da atual Técnica em Informática e de Administração Ana Maria Jerônimo, que, durante o curso de informática na Instituição, encontrou uma formação tecnológica profissional que propiciou o desenvolvimento dos seus talentos,  bem como uma formação crítica cidadã capaz de conduzi-la a pensar em novas maneiras de contribuir com a sociedade.
 

O LIVRO

O processo de comunicação do ser humano possui como base fundamental o sentido de audição, ou seja, a linguagem oral é aprendida/desenvolvida, sobretudo, através das funções do sistema auditivo. Nessa perspectiva, perdas auditivas, totais ou parciais, ocasionam diversas limitações para que o indivíduo estabeleça relações interpessoais e desenvolva seus processos socioeducativos. Pesquisas como esta são relevantes para minimizar a escassez de material sobre características vocais de pessoas com deficiência auditiva, tecnologia assistiva, computação reconfigurável, bem como cerca de proposta de Processamento Digital de Sinais de Voz em FPGA. Especificamente com a finalidade de extrair determinados parâmetros.

 

OS AUTORES

Ana Maria Jeronimo Soares é técnica em Informática e administração pelo o Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, cursa Bacharelado em Administração na Universidade Potiguar e Rodrigo Leone Alves é Doutor em Engenharia Elétrica/Biomédica pela Universidade do Minho e professor efetivo no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, IFRN- Campus Nova Cruz.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas