DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Alunos do Campus Nova Cruz participam do III Simpósio Nordestino de Química

O evento aconteceu em Campina Grande/PB, no período de 12 a 14 de julho/2017.

Publicada em 04/08/2017 Atualizada há 1 ano

Da esquerda para direita: Josué da Cruz, Suelane Bezerra, Rita Andrade, Iranilson Porfírio e Raniely Alves.

Josué da Cruz, Suelane Bezerra, Raniely Alves, Rita Andrade e Iranilson Porfírio, foram os acadêmicos representantes do IFRN Nova Cruz no III Simpósio Nordestino de Química, em Campina Grande/PB, no período de 12 a 14 de julho/2017. Esses alunos não só participaram como também apresentaram seus trabalhos, assim, adquirindo novas experiências e fomentando novas pesquisas na área.

OS TRABALHOS

A aluna do Subsequente de Química, Suelane Bezerra, apresentou a Caracterização do amido de feijão macáçar para produção de filmes biodegradáveis, levando em consideração que oBrasil é um dos maiores produtores e consumidores de feijão no mundo. Tendo o amido como principal carboidrato armazenado nos feijões, o qual é utilizado em diversos segmentos da indústria alimentícia e química, buscou-se objetivar determinações físico-químicas do amido de feijão macáçar, no intuito de utilizá-lo como matriz polimérica para a produção de filmes biodegradáveis. O filme normal demora entre 4 a 5 anos para se decompor, enquanto que o filme biodegradável criado gera só 18 meses.

Rita Andrade e Iranilson Porfírio, alunos do Integrado-3º ano, trouxeram à tona a Avaliação da acidez titulável em diferentes temperaturas e da densidade nos leites bovinos in natura e industrializados.A pesquisa foi realizada visando a importância do leite e o aumento constante do seu consumo. Nos resultados, verificaram-se que algumas amostras apresentaram valores da acidez fora dos padrões segundo a normativa brasileira; já no parâmetro da densidade, todas as amostras apresentaram esta mesma condição. Estes fatores podem estar relacionados a fraudes, excesso de aditivos químicos e a alimentação do animal.

“Participar desse congresso não trouxe apenas experiências, mas nos despertou para novas ideias, nos encorajou a novas análises e pesquisas. Porque, às vezes, nós nos acomodamos e acabamos abandonando a pesquisa, porém, ao percebermos que vários professores ao verem nossos trabalhos foram dando novas perspectivas e nos incentivando, tudo isso nos motivou ainda mais a não só continuar, mas também a passar, a elevar para outros. E tudo isso foi muito importante”, partilhou entusiasmado o aluno Iranilson Porfírio.

Já o trabalho de Josué da Cruz, aluno do curso superior de Processos Químicos, teve como meta a ativação ácida de uma argila bentonita visando aumento de área específica para posterior uso como adsorvente de poluentes de soluções aquosas. Para Raniely Oliveira, do Subsequente de Química, que avaliou o poder da remoção do cromo total, em solução aquosa pelo resíduo da casca da melancia sugar baby (citrullus lanatus), obtendo como resultado uma alternativa viável e de baixo custo para remoção de metal, estar no congresso nordestino de química, além de ser gratificante, fez com que se aperfeiçoasse mais, gerando uma maior experiência no ramo, como também gerou parcerias importantes com a Profa. Maria de Fátima Vitória de Moura, professora e pesquisadora do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que disponibilizou os laboratórios da universidade para utilização e desenvolvimento de novas técnicas de pesquisas.

extensao
servidores