Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ENSINO

Alunos do Câmpus Nova Cruz fazem visita técnica à BNN - Base Naval de Natal

Alunos do Curso Técnico em Administração conheceram o sistema de gestão implantado na Base.

Publicada em 29/10/2012 Atualizada há 1 ano

Os alunos do curso técnico em Administração visitaram na última quinta e sexta-feira a base Naval de Natal. A professora Rafaelli Freire Costa Gentil propôs a visita por conhecer o sistema de gestão ali implantado, o qual já conhecia pelo fato de já ter feito parte do seu quadro de profissionais. As duas primeiras turmas a realizarem a visita eram do curso técnico em Administração na modalidade integrado (quinta-feira), na sexta-feira foram levados os alunos do mesmo curso na modalidade subsequente. Além disso, os alunos participaram no período da tarde da CIENTEC- Semana de Ciência, tecnologia e cultura da UFRN.

Durante a visita técnica os alunos foram recepcionados pelo Comandante da Base Naval o CMG - Capitão-de-Mar-e-Guerra Brasil e tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra proferida pelo CMG Lozano que é assessor de planejamento e Gestão da Base, podendo assim fazer comparações dos conhecimentos adquiridos em sala de aula com os mesmos conhecimentos sendo postos em prática. Além de uma oportunidade de sedimentar os conhecimentos, o momento foi extremamente rico na parte histórica, por exemplo, o auditório onde se assistiu à palestra do Comandante Lozano é denominado CINEMAR e foi o primeiro cinema da cidade, pois a base Naval abria suas portas aos moradores para que eles pudessem ter acesso a produções cinematográficas.

Um dos marcos do desenvolvimento da cidade do Natal a Base Naval de Natal é também um exemplo no quesito gestão e está plenamente capacitada a executar atividades técnicas e industriais relacionadas à construção, reparo e manutenção de embarcações de pequeno e médio portes, bem como serviços de reparo em plataformas e estruturas pesadas, para emprego naval, ferroviário e outros, segundo padrão de qualidade, requisitos e especificações internacionais. A base que por fora, parece pequena por dentro é um “mundo” onde se podem ver espaços dos mais variados como uma oficina de construção de lanchas escolares, um dique flutuante para realizar manutenção nas embarcações, um museu que conta a história da BNN, outras organizações militares independentes. A BNN – Base Naval de Natal criada através de decreto presidencial n°15.672 de 7 de setembro de 1922 para ser órgão fundamental de defesa marítima que tivesse localização inteligente de pontos de apoio, onde, no abrigo, os navios se reabasteçam de munições e combustíveis durante a guerra. Entretanto, somente a 7 de julho de 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, a margem direita do rio Potengi, era iniciada a preparação do terreno para a edificação do prédio do Comando da  Base.

Recentemente a BNN teve grande participação e destaque com a utilização do Navio Patrulha Grajaú (P-40) que estava ancorado em suas instalações quando partiu de Natal-RN no dia 1° de Junho às 09:30h, para participar das buscas aos destroços do voo AF 447 da Air France, desaparecido no Atlântico Sul, na noite de 31 de maio de 2009 a cerca de 450 milhas a noroeste de Natal-RN. Chegou a área da queda por volta das 10:00h do dia 3 de junho sendo o primeiro navio a chegar ao local onde ocorreu o acidente.