Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERNET

Alterações no acesso à rede sem fio no Campus

A partir desta sexta-feira (20/11/2015), a rede aberta será desativada.

Publicada em 20/11/2015 Atualizada há 1 ano

A rede wIFRN-Aberta tem causado vários problemas de acesso não apropriado, pois como não requer autenticação, nem possui criptografia, permite a possibilidade de quebras de segurança da informação e isenção em caso de violações de acesso. Então depois de analisada a situação,  a DIGTI (Diretoria de Gestão de TI / Reitoria) decidiu utilizar a seguinte estratégia para o acesso as redes sem fio no IFRN:

- Rede wIFRN-Corp: Rede sem fio para acesso corporativo, ou seja, somente pelos servidores do IFRN. Os usuários devem autenticar nesta rede com o IFRN-id (matrícula e senha usada para autenticar nos serviços de TI, como SUAP, email, etc.)

- Rede Eduroam: Serviço disponível para a comunidade internacional de educação e pesquisa que oferece acesso sem fio à internet sem a necessidade de múltiplos logins. Esta rede pode ser usada por alunos,  servidores e terceirizados. Para maiores detalhes e saber como autenticar na rede Eduroam  clique aqui.

- Rede wIFRN-Visitantes: Esta rede tem como objetivo atender a comunidade externa, e/ou parceiros/fornecedores que estarão temporariamente no Instituto, sendo uma rede protegida para acesso e com tráfego criptografado. O acesso deve ser requisitado na portaria interna do Campus ou na CTI, onde será gerada uma chave de acesso com duração de 24 horas, permitindo a conexão de até dois dispositivos por usuário.

     Dessa forma, estamos informando que a partir desta sexta-feira (20/11/2015),  a rede aberta será desativada, dando lugar a wIFRN-Visitantes, que será ativada no mesmo dia. Portanto, os servidores que possuem problemas para acessar a rede corporativa, fazendo uso da rede aberta, poderão utilizar a rede Eduroam. Caso não consiga acesso por nenhuma das rede disponíveis, por gentileza abrir um chamado no SUAP, em Tecnologia da Informação->Abrir Chamado -> Redes e Internet -> Rede Sem Fio -> Informar problemas de acesso a rede sem fio.  

        

Dúvidas ou outras informações podem ser encaminhadas para o e-mail: cti.nc@ifrn.edu.br