ENSINO

1º Seminário de formação inicial e continuada em literaturas de língua inglesa e portuguesa

O evento acontecerá no dia sexta-feira, 12 de abril de 2013, a partir das 7h30min, no câmpus do IFRN, em Nova Cruz. O seminário tem como tema: autor e obra: conhecendo aspectos relevantes do itinerário literário.

Publicada em 25/03/2013 Atualizada há 1 ano

APRESENTAÇÃO

O ‘1º seminário de formação inicial e continuada em literaturas inglesa e portuguesa do campus do IFRN em Nova Cruz’ tem como tema: autor e obra: conhecendo aspectos relevantes do itinerário literário.

O evento configura-se como uma oportunidade singular e inovadora de promover a apresentação e sugerir uma iniciação ao debate sobre grandes autores da literatura mundial no âmbito da comunidade do Instituto Federal.

A literatura sempre foi, e continua sendo, uma componente chave para o desenvolvimento dos saberes e de reflexão sobre o mundo. A vida dos autores ganha relevância, nesse primeiro momento de formação inicial em literatura, quando consideramos as suas atividades intelectuais e seus modos de vida.

A característica principal do evento é, portanto, a geração de mais um diálogo possível entre estudantes, professores e interessados em literatura, com o fim de acentuar o hábito da leitura como importante atividade para o letramento do homem.

O intercâmbio entre professores, alunos e interessados da IFRN e de outras instituições será, também, possível. O evento também destaca a possibilidade de encaminhamentos para uma produção científica na área de literatura no universo do Câmpus.

Em um breve futuro entendemos que este seminário configurar-se-á como um centro irradiador desses diálogos, algo de grande relevância para o desenvolvimento coletivo e para a produção do conhecimento. Para tanto, as atividades desenvolvidas nesse tempo, buscarão aprofundar tais diálogos, através de conferências, exposições, minicursos, oficinas, grupos de trabalho, mesas de debate e encontros.

PROGRAMAÇÃO GERAL

ABERTURA: Sexta-feira, 12/04 – às 9h30min

“Literatura para a formação do homem: um caminho necessário”

Professores Albéris Eron e Luiz Alberto

LOCAL: Auditório do IFRN, Câmpus Nova Cruz

DOS GRUPOS DE TRABALHO

GT01 – Vida e obra de autores em Língua Inglesa – apresentação em documento de ‘slides’ – comunicação oral – máximo 15 minutos.

Coordenadores: Albéris Eron            sala: 55            Hora: 10h30min

GT 02 - Vida e obra de autores em Língua Portuguesa – apresentação em documento de ‘slides’ - – comunicação oral – máximo 15 minutos.

Coordenador: Luiz Alberto               sala: 59            Hora: 10h30min

EXPOSIÇÃO DE BANNERS

AB01 – Exposição de Banners sobre autores e principais obras – literatura de língua inglesa

(Hall de entrada do câmpus – durante todo o dia)

Expositores: alunos e professores do IFRN, câmpus Nova Cruz

AB02 – Exposição de Banners sobre autores e principais obras – literatura de Língua Portuguesa

(Hall de entrada do câmpus – durante todo o dia)

Expositores: alunos e professores do IFRN, câmpus Nova Cruz

MINICURSOS (A DEFINIR)

Minicurso 1 – Oficina de poesia        Hora________ Local: _________

Professor: Albéris Eron

Minicurso 2 – Oficina de poesia        Hora________ Local: _________

Professor: Luiz Alberto

INSCRIÇÕES (só haverá inscrição para os GT´s 01 e 02)

Para comunicações orais no GT01, enviar proposta para eron.flavio@ifrn.edu.br . Todas as comunicações devem ser feitas em língua inglesa.

Para comunicações orais no GT02, enviar proposta para luis.alberto@ifrn.edu.br . Todas as comunicações devem ser feitas em língua portuguesa.

Para inscrever propostas de trabalhos – individuais – de comunicação oral, o proponente não deverá escrever mais do que 250 caracteres. Abaixo do texto o autor dever indicar o seu nome completo, o número de registro da identidade, a data de nascimento e a turma de origem.

Para todos os apresentadores estarão disponíveis computador com o programa ‘word-office’ e projetor multimídia. Todas as apresentações no GT01 devem ser feitas com documento de slides.

Cada proponente poderá inscrever apenas um trabalho.