Você está aqui: Página Inicial / Campi / Nova Cruz / Institucional / Histórico

Histórico

O Campus Nova Cruz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte teve suas atividades iniciadas no primeiro semestre letivo de 2009, através de um Núcleo de Ensino, vinculado ao Campus Natal Central, Resolução Nº 080/2009 – CONSUP/IFRN, em instalações provisórias pertencentes à UFRN, na cidade de Nova Cruz, através de convênio de cessão de uso. Foram realizadas adaptações, ampliações e reformas dessas instalações, como também a aquisição de equipamentos e mobiliários (galeria de fotos Instalações UFRN), em ato de inauguração desse Núcleo de Ensino em 05 de dezembro de 2008, com implantação do Curso Técnico em Informática na forma Subsequente.

 Em novembro de 2009, contando com a participação da Reitoria do IFRN, Diretoria do Campus e Secretários de Educação dos Municípios que compõem a 3ª DIRED, foi realizada uma pré-audiência, que nortearam os trabalhos para a realização de Audiência Pública, com definição dos eixos tecnológicos e possíveis cursos que seriam implantados no Campus. A Audiência Pública realizou-se em maio de 2010 contando com a participação dos atores anteriormente citados, além de prefeitos e vereadores destas cidades e outras autoridades civis, a presença de diretores, professores e alunos de diversas escolas da região, sendo estabelecido, de início, o Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação, com o Curso Técnico de Informática, o Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios, com o Curso Técnico de Administração. Além destes, foi definido o Eixo Tecnológico de Produção Industrial com uma implantação futura do curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira (galeria de fotos Audiência Pública).

 Em 27 de dezembro de 2010, em solenidade realizada em Brasília, contando com a presença do Magnífico Reitor do IFRN, prof. Belchior de Oliveira Rocha, do Diretor Geral do Campus de Nova Cruz, prof. Francisco Assis de Oliveira, do Diretor Geral do Campus Parnamirim, prof. José de Ribamar Silva Oliveira, do Ilmo. Prefeito da Cidade de Nova Cruz, Sr. Flávio Azevedo Rodrigues de Aquino, da Ilma. Represente do Prefeito da Cidade de Parnamirim, profa. Maria Raimunda Basílio, em conjunto com demais Reitores, Diretores Gerais e Prefeitos de outros 29 campi de todo o pais, procedeu-se o ato de inauguração destes campi pelo Exmo. Senhor Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e o Ilmo. Senhor Ministro de Estado de Educação Senhor Fernando Haddad (galeria de fotos Inauguração).

 O primeiro semestre letivo de 2011 marca o início da utilização das novas instalações do Campus Nova Cruz do IFRN, com destaque para a importância destas instalações, a abertura do ano letivo e a Aula Inaugural do primeiro Curso Técnico de Administração do IFRN. Neste momento, o prof. Ruy de Alencar Mattos proferiu uma palestra motivacional, no qual o palestrante abordou o tema “Construindo o seu futuro profissional”, com foco principal em sua fala sobre qual os “sonhos e projetos de vida que os alunos gostariam de construir” (galeria de fotos Abertura do Ano Letivo 2011).

Em 2012.1 são iniciados os Cursos: de Administração e de Informática na modalidade integrada, anteriormente a essa data, tais cursos funcionavam apenas na modalidade subsequente. No segundo semestre do ano de 2012, o Campus lança o Curso de Química Subsequente aumentando a oferta de vagas. Nesse mesmo período se inicia a construção de mais um bloco de sala de aulas que está prestes a ser finalizado. Além disso o Campus aumenta o número de servidores (técnico administrativos  e professores) há medida que as demandas vão surgindo. 

O dia 07 de agosto de 2013 marca a primeira mudança de direção do Campus Nova Cruz.. Com o desejo de sair do professor Francisco Assis de Oliveira concretizado, a comunidade escolar aprova o nome do professor Djeson Mateus Alves da Costa que até então era o Diretor Acadêmico do Campus assume a Direção Geral. No ultimo  dia 19, ocorreu o ato simbólico de transmissão do cargo de Diretor Geral do Campus Nova Cruz, presidida pelo magnífico Reitor Belchior de Oliveira Rocha. Confira as fotos do evento aqui.

 

 

 

Ações do documento

Página em carregamento