Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Zona Norte / Núcleos de pesquisa

Núcleos de pesquisa

Grupo de Tecnologia da Informação e Indústria

O Grupo de Tecnologia da Informação e Indústria surgiu da necessidade dos pesquisadores da Unidade Zona Norte do então CEFET-RN integralizarem suas atividades de pesquisa em diversas áreas de Tecnologia da Informação e Indústria. A contínua aproximação das linhas de pesquisa permite uma concentração maior dos esforços na utilização de recursos eletro-computacionais com vistas ao planejamento, monitoramento e controle a distância de processos e/ou sistemas computacionais. Além disso, o grupo pretende focar sua atenção, também, em desenvolvimento de software, banco de dados, automação de escritórios e outras áreas de TI. O grupo se propõe, pois, a desenvolver pesquisa aplicada que atendam às necessidades de diversas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação.

Líder:


Núcleo de Pesquisa sobre Espaço, Linguagem, Memória e Identidade - NUPELMI

O NUPELMI tem como objetivo estudar as diferentes formas de constituição da identidade local, através das relações entre espaço, linguagem e memória, de forma que a articulação de saberes diversos promova a visibilidade do espaço e do homem que nele se insere, contribuindo para a construção de conhecimentos promotores de cidadania. Diante disso, o núcleo pretende atuar nas seguintes áreas: desenvolvimento e divulgação de pesquisas relativas à conjunção das temáticas: espaço, linguagem, memória e identidade, em eventos e publicações especializadas; apoio à formação de cursos de extensão para professores locais; aprimoramento de práticas pedagógicas fundadas na interdisciplinaridade; formação contínua do docente com vistas a uma articulação teórico-prática emergente de uma conjunção de saberes que envolve dimensões diversas da identidade humana; elaboração de produções artísticas musicais, plásticas e cênicas, criação de mídias digitais (portal e jornal eletrônico) que representem o entrelaçamento dos saberes e das vivências constituintes da produção do espaço e da identidade local.

Líder:

 

Grupo de Pesquisa em Ensino Médio Integrado na Modalidade Educação de Jovens e Adultos

O "Grupo de Pesquisas em Ensino Médio Integrado na Modalidade Educação de Jovens de Adultos, busca congregar pessoas com interesse no estudo e desenvolvimento de pesquisas na área de Ensino Médio Integrado/EJA; trocar experiências nos diferentes níveis de atuação em EJA; desenvolver ferramentas que auxiliem no ensino de jovens e adultos; incentivar a participação em eventos científicos que propiciem a divulgação da produção de conhecimento de seus integrantes; estimular a formação continuada dos seus integrantes; prestar assessoria as instituições educacionais interessadas; incentivar a publicação de produções do grupo.

Líderes:

 

Grupo de Pesquisa em Estratégias Organizacionais e Desenvolvimento Regional

As pesquisas desenvolvidas pelo grupo visam à integração entre o ensino e a extensão, com a publicação dos resultados em livros, periódicos científicos, anais de eventos que difundam e socializem o conhecimento junto à comunidade acadêmica e a sociedade. Os trabalhos terão aplicação tanto na esfera pública quanto privada e objetivam realizar, promover e apoiar projetos que ampliem o conhecimento sobre estratégias organizacionais e promovam o desenvolvimento local e regional. O atual cenário dos negócios tem levado as empresas brasileiras a enfrentar novos desafios, obrigando o desenvolvimento de processos produtivos e administrativos mais eficientes. Essas mudanças nas novas formas de competição organizacional vêm sendo intensificadas pelas constantes inovações tecnológicas, pela rapidez na inserção de novos produtos e na necessidade de acesso a novos mercados, tornando-se essencial compreender como as alianças estratégicas e as redes de cooperação vêm agregando valor as novas formas de gestão. Essas pesquisas irão contribuir como referência para outras pesquisas, bem como apoiar o desenvolvimento de projetos junto às empresas locais em atividades de assessoria em gestão e/ou elaboração de planos de negócios que contribuam para fomentar a economia local e regional.

Líder:


Ações do documento

Página em carregamento