Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SEMENTE 18

Voluntários são peças-chave no sucesso da Semana do Meio Ambiente

Cerca de 60 monitores contribuem para realização do evento que acontece até sexta (8)

Publicada em 07/06/2018 Atualizada há 1 ano

"Me sinto no dever de cumprir essa função colaborativa", comentou Weverton

Já não é novidade que a Semana do Meio Ambiente se consolidou no calendário acadêmico do Campus Natal - Zona Norte como um dos principais eventos da Instituição. Mas como, em cada edição, os organizadores recebem uma grata surpresa, neste ano não podia ser diferente.

Desde o primeiro dia de atividades, a escola recebe um número expressivo de estudantes, que têm a chance de desfrutar da programação, seja como expositores de trabalhos, participando de atividades culturais, ações ambientais, oficinas, rodas de conversa e de trilha ecológica ou, ainda, na condição de monitores voluntários, contribuindo com a realização de cada iniciativa. 

No total, cerca de 60 são responsáveis por tarefas como: recepção e acompanhamento de alunos de escolas parceiras, montagem de estruturas nos espaços do prédio, produção de informativos na rádio escolar, gerenciamento de mídias digitais para divulgação, distribuição de brindes de gameficação, além da coordenação das equipes. 

Contudo, os trabalhos para a maioria desses voluntários tiveram início há quase dois meses, quando se propuseram a ajudar a elaborar o edital do concurso da logomarca do evento, coordenados pelo ex-aluno Roberval Martins. Mesmo tendo que conciliar a vida de estudante universitário e de estagiário em uma empresa júnior a de coordenador de grupo na Semente, ele dedicou o pouco tempo que lhe restava para treinar e orientar os monitores, presencialmente e a distância. "Me apaixonei pelo evento, porque sempre foi feito pelos alunos e para os alunos. É uma oportunidade que temos em todos os anos para, junto com servidores e coordenadores, realizar ações em benefício do Campus. E o melhor de tudo é poder estimular a preservação do meio ambiente de forma aplicada às nossas vidas, em situações do cotidiano", comentou Roberval.

A Semente proporciona também a chance de observar momentos de superação, força de vontade e habilidade. Weverton Nascimento, do curso de Informática para Internet, desde o início da semana, é um dos primeiros a chegar e últimos a sair. Nem o fato de não enxergar diminui o seu ímpeto de participar das atividades de apoio ao evento na Coordenação de Comunicação Social e Eventos, onde é bolsista. Ele foi um dos responsáveis por estabelecer o contato com diretores de instituições de ensino da Zona Norte para convidar os estudantes dessas escolas ao evento, ir até as escolas, conduzir os alunos pelo Campus e ainda sobra energia para participar de ações de planejamento no setor, dar suporte às demandas audiovisuais e, até parecendo impossível, estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Se não assim, pelo menos na hora certa.

"Esse evento necessita da colaboração de toda a comunidade acadêmica e, enquanto aluno do Instituto, me sinto no dever de cumprir essa função colaborativa, respeitando a sua proposta e a inclusão social", revelou Weverton.

 

A Semana do Meio Ambiente

Com o tema "Mudar as 'configurações humanas' para reduzir as desigualdades", a Semente, que começou ontem (6), reúne até esta sexta-feira (8) alunos, servidores e a comunidade acadêmica em uma programação que conta com exposições de arte e de trabalhos, ações ambientais, atividades culturais, minicursos, oficinas e a realização de uma trilha ecológica.

"O tema desta edição da Semente reflete a compreensão da relação sociedade/natureza numa perspectiva de valorizar a dinâmica da natureza e a solidariedade humana como indissociáveis. Nesse sentido, trouxemos diversas atividades através das quais vamos mostrar à sociedade o resultado de um trabalho interno que buscou provocar uma reflexão a respeito de uma ética que considera, em primeiro plano, o respeito à natureza e ao outro", disse a professora Vaneska Santos, presidente da comissão organizadora do evento. 

Para ver a programação completa, clique aqui.

 

Conteúdo relacionado:

05/06/2018 - Publicada lista de inscrições aceitas para trilha ecológica

04/06/2018 - Comissão divulga programação da Semana do Meio Ambiente

01/06/2018 - Inscrições abertas até 4 de junho para trilha em reserva ecológica

29/05/2018 - Reunião com selecionados para monitoria acontece nesta quarta (30)

18/05/2018 - Inscrições para monitores voluntários seguem até segunda-feira (21)