Trio de Licenciatura em Informática representa IFRN na Campus Party Natal

Jovens apresentam neste sábado (14) projeto usado para ensinar programação em escola da ZN

Publicada em 13/04/2018 Atualizada há 1 ano

Lindemberg, Hortêncio e Fábio são alunos do curso de Licenciatura, avaliado neste ano com Conceito 5 pelo MEC

A maior experiência tecnológica do mundo. É assim que a Campus Party se define. Um evento para debater tecnologia, mas, principalmente, reunir pessoas. Pela primeira vez em Natal, a CP, como também é chamada, reúne nos seus 5 dias de atividades estudantes e servidores de todos os campi do IFRN (o evento começou na quarta, 11 de abril, e segue até domingo, dia 15) .

Por falar nesse assunto, cabe destacar que o Instituto Federal do Rio Grande do Norte tem na tecnologia um dos seus eixos principais. Fazendo jus a isso, o Campus Natal - Zona Norte terá representantes no evento neste sábado (14), das 10h às 19h, na Open Campus (área aberta ao público). "No Campus Future", os alunos Lindemberg Cordeiro, Fábio Costa e Hortêncio Dantas, sob orientação da professora Liviane Almeida, vão expor o projeto de extensão "Robótica Pedagógica Livre: uma ferramenta facilitadora na iniciação à programação nas escolas públicas de Natal-RN". O trio é do Curso de Licenciatura em Informática, avaliado no início deste ano com Conceito 5 pelo MEC.

O projeto, desenvolvido em 2017 na Escola Estadual Professora Ana Júlia de Carvalho Mousinho, localizada no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal, teve como proposta utilizar a robótica para facilitar os processos de ensino-aprendizagem e iniciação à programação de alunos de ensino médio da rede pública, através do uso de resíduos eletrônicos e as plataformas Arduino e AppInventor 2, na construção de protótipos robóticos controlados por smartphone.

"Dentre vários benefícios, a experiência permitiu aos licenciandos desenvolverem ações didático-pedagógicas de caráter interdisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento computacional dos envolvidos, assim como para sua formação enquanto futuros professores", comentou Liviane.

Alunos de outros cursos também dão show

Cursos já conhecidos do público como Informática, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores se unem a novas propostas como Mecatrônica e Desenvolvimento de Jogos Digitais. São os servidores e alunos desses cursos os principais representantes do Instituto na CP Natal.

A professora Vanessa Paula Trigueiro, de Fotografia (Campus Natal-Cidade Alta), se uniu a Ana Eliza Trajano, de Sociologia (Campus Santa Cruz), Maria Luiza Lopes, de Arte (Campus Mossoró), e Pedro Baesse, de TI (Campus Ceará-Mirim), para levar à Campus Party Natal uma discussão sobre hackeamento do sistema escolar. “Nosso objetivo é mostrar como é possível inovar e subverter as práticas em sala de aula, a fim de repensar nosso engessado modelo escolar”, explicou Ana Eliza (a palestra começa á 0h deste sábado, 14 de abril).

Falando também sobre novas propostas pedagógicas, o professor Amadeu Albino, de Física (Campus Natal-Central), realizou a palestra “Da Magia à Ciência: a criação de vídeos como veículo de motivação e aprendizagem”. A atividade aconteceu no palco “Educação para o Futuro”, que ficou lotado de pessoas para ouvir como o professor utilizou a ferramenta Youtube para transformar suas aulas. “O segredo é sempre criar envolvimento. Não adianta mostrarmos como funciona. Precisamos encantar nossos estudantes para que eles se tornem curiosos por descobrir como acontece”, declarou. Com o seu canal no Youtube, Amadeu passou a ser conhecido como o Mago da Física.

O professor Rodrigo Ronner, de TI (Campus Mossoró) apresentou no espaço “Coders and Makers” um workshop sobre simuladores e emuladores de redes de computadores. Mas, talvez, sua participação mais importante tenha sido como avaliador dos projetos apresentados na “Campus Future”. “A ideia é expor projetos acadêmicos de estudantes universitários que tenham destaque pela utilização da tecnologia, sejam inovadores, criativos e também tenham um impacto social relevante”, destacou.

Nas suas palavras, o professor sintetizou a missão do IFRN: usar a tecnologia e a ciência de forma criativa e inovadora para transformar a sociedade. Na entrada da CP Natal, um estande da prefeitura de Parnamirim também apresentava robôs criados no campus do IFRN da cidade para levar a robótica a estudantes de escolas estaduais e municipais.

De onde vem a inovação?

A Campus Party é um espaço colaborativo. Não há paredes separando pessoas. Quatro palcos principais ficam localizados nas margens de um grande salão onde mesas conectadas com energia e internet unem ideias e pessoas. Algumas jogam enquanto outras desenvolvem novos softwares ou se juntam para falar sobre um tema específico.

Em uma delas, as integrantes do projeto Code Girl, do Campus Natal-Central, procuram novos caminhos para integrar mais mulheres na área de TI. Em uma outra mesa de trabalho, estudantes do curso de Programação de Jogos Digitais, do Campus Ceará-Mirim, procuram formas de colocar o Rio Grande do Norte no centro do cenário de produção de jogos com o Potiguar Indie Games, ou simplesmente PONG. “Em minha palestra na CP Natal, falei sobre como uma pessoa com o mínimo de conhecimento pode criar um controle alternativo para os seus projetos de jogos digitais”, explicou Saulo Daniel Ferreira Pontes, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRN Natal-Central e integrante do PONG.

No salão principal da Campus Party Natal, ideias convencionais (ou nem tanto) se unem para formar novas. Ao fundo do espaço físico, uma porta de vidro leva a uma visão do mar, com o horizonte ao final. É em busca desse novo horizonte social que a tecnologia é pensada na CP Natal e no IFRN.