Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

III SECITEX

Secitex chega ao fim em Caicó com recorde de público

Campus Zona Norte foi destaque da Mostra Tecnológica com quatro credenciamentos

Publicada em 30/11/2017 Atualizada há 1 ano

Quatro das sete credenciais para eventos da Mostra Tecnológica foram para alunos do Campus Natal - Zona Norte

Na noite desta quinta-feira (30), o IFRN reuniu a maioria dos participantes da III Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) para a entrega das premiações aos trabalhos mais bem avaliados. Com a animação da Banda do Campus Mossoró e da apresentação dos professores Rodrigo Barreto e Leonardo Abuquerque, o Campus Caicó promoveu uma grande festa para apresentar os seus destaques nas áreas da ciência, da cultura e da tecnologia. Além das delegações dos campi e de moradores da cidade, estavam presentes à solenidade o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Márcio Azevedo, e a pró-reitora de Extensão, Régia Lopes, representando o reitor Wyllys Farkatt. 

 

Confira as premiações:

Mostra Tecnológica

Apresentando o resultado concreto de projetos de pesquisa, a Mostra Tecnológica levou à ilha de Santana a apresentação de 39 trabalhos. Os projetos são divididos nas áreas de Ciências e de Engenharias. Os mais bem avaliados receberam credenciamento para Infomatrix Brasil, Informatrix América Latina, Mostratec e Febrace, algumas das maiores feiras de ciências e tecnologia do mundo.

Por falar em credenciamento, o Campus Natal - Zona Norte obteve quatro dos sete prêmios oferecidos: dois para a Informatrix Brasil (Lages/SC), um para a Mostratec (Novo Hamburgo/RS) e outro para a Infomatrix América Latina (Guadalajara/MEX). Conheça os premiados e seus respectivos trabalhos aqui.


Congresso de Iniciação Científica

resultado do Congresso de Iniciação Científica (Congic) contemplou 16 premiações ao todo. Representando o Núcleo de Inovação Tecnológica, setor que integra a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN, Rafael Hernandez explicou que o Congic premia apenas os primeiros colocados por grande área (Artes, Letras e Linguística, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias) por categoria nas modalidades Oral e Pôster.


Olimpíada de Robótica

Olimpíada tem o objetivo de promover o conhecimento sobre a área de robótica no IFRN. A parir disso, reúne as equipes formadas nos diversos campi da Instituição para competições que simulam situações de resgate. Em 2017, a equipe vencedora conquistou uma viagem para o Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal. Foram premiadas ainda as equipes que ficaram em segundo e terceiro lugar, além do Prêmio Design, para o robô com melhor projeto mecânico e mais bem acabado, e o Prêmio Maker, para o robô com o maior número de peças produzidas pelos estudantes.


Simpósio de Extensão

Organizado pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão, os premiados no Simpósio são separados por categorias (mostra e pôster) e áreas do conhecimento (Educação, Cultura, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Direitos Humanos e Justiça, Saúde e Comunicação) e somaram 15 trabalhos. "Na categoria pôster há um premiado a menos que a mostra, pois não tivemos trabalhos selecionados na área de conhecimento ‘trabalho’. Outro destaque foi o trabalho ‘Dignidade humana: uma diretiva política e jurídica da moralidade democrática brasileira’, que não é de estudante do IFRN", explicou Thiago Loureiro, da Pró-Reitoria de Extensão. Confira os premiados neste link.


Secitex 2018 

Após o encerramento da Secitex 2017, veio o anúncio do próximo campus organizador do evento: o Natal-Central. Depois da experiência com a realização da Semana na Ilha de Santana, em Caicó, o desafio agora é levar o evento para espaços públicos da capital potiguar. "Para superar esse evento da Ilha de Santana, a gente vai precisar começar a planejar em janeiro. Tenho certeza que o Campus Natal-Central tem condição de fazer um mega evento. E queremos um evento que a pesquisa, a extensão, a cultura e o ensino sejam levados de fato para a comunidade, fora dos muros do Instituto Federal", declarou a pró-reitora de Extensão, professora Régia Lúcia Lopes. 


Acesse os resultados: