GRÊMIO ESTUDANTIL

São prorrogadas as inscrições das chapas para as eleições do Grêmio

Os candidatos têm até às 23h59min da próxima segunda-feira (24) para se inscrever no pleito

Publicada em 22/06/2013 Atualizada há 1 ano

Interessados têm até às 23h59min de segunda-feira (24) para enviar o formulário de inscrição ao presidente da Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral para as eleições da diretoria do Grêmio Estudantil Paulo Freire prorroga até às 23h59min da próxima segunda-feira (24) as inscrições das chapas interessadas em assumir a agremiação. A extensão do prazo se deve à suspensão das aulas nos turnos vespertino e noturno da última quinta-feira (20), motivada pelas manifestações, em Natal, do movimento Revolta do Busão.

Para participar do pleito, o candidato deve estar com matrícula ativa e frequentar o Instituto. No ato da inscrição, cada chapa tem de apresentar, de forma impressa, em duas vias, o nome dos membros candidatos aos cargos de presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, diretor de esporte e lazer, diretor de arte e cultura, diretor de assuntos estudantis, diretor de comunicação social e eventos e diretor de formação política.

A campanha deve ser feita nos intervalos e horários vagos, respeitados os horários e período de avaliações. No entanto, a chapa poderá pleitear espaço durante a aula de alguma disciplina se houver autorização prévia do professor e agendamento na Coordenação de Administração Escolar. Para Pedro Cadó, presidente da Comissão Eleitoral, "a reestruturação do Grêmio passa por um trabalho contínuo de defesa dos interesses dos estudantes. Nesse contexto surge o processo eleitoral, que é fundamental para que os alunos se façam ouvir e, de fato, participem da construção de um Câmpus melhor", explica.

Em suas atividades, o Grêmio conta com o apoio do Conselho de Representantes de Turma, o CRT, que atua como agente de controle estatutário e de prestação de contas. Segundo a aluna Iana Albuquerque, presidente do CRT no Câmpus, essa tarefa visa dar mais transparência e credibilidade às ações da agremiação estudantil. Além disso, em virtude de o conselho ser formados por representantes em todas as turmas, "fica mais fácil conhecer de perto os anseios de cada aluno e, assim, levá-los ao grêmio em busca de soluções. A ideia é facilitar o fluxo de informações entre o grêmio e a sala de aula", conclui.

O Grêmio Estudantil Paulo Freire é uma instituição sem fins lucrativos, constituída pelos alunos regularmente matriculados no Câmpus. É filiado à União Metropolitana  dos  Estudantes  Secundaristas  (UMES),  à Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES) e à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Confira as regras para a eleição e o cronograma do pleito.

Para registrar a candidatura da chapa, basta preencher o formulário de inscrição. Em seguida, este deve ser enviado para o e-mail do presidente da Comissão Eleitoral: phcmb@hotmail.com.