Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INSTITUCIONAL

CONIF parabeniza Rede Federal de Educação por aniversário de 105 anos

Comunidade escolar terá uma surpresa, às 17h, no portal do IFRN

Publicada em 23/09/2014 Atualizada há 1 ano

A rede possui um milhão de alunos matriculados e conta com 60 mil servidores em 562 campi e unidades de ensino

Hoje, 23 de setembro de 2014, é uma data especial para toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Há 105 anos, o então presidente Nilo Peçanha criava 19 escolas de aprendizes artífices, uma em cada capital brasileira, para ensinar um ofício aos filhos de trabalhadores pobres dos grandes centros urbanos. Estas escolas foram as sementes da educação profissional no país.  

No Rio Grande do Norte, a escolinha que ocupava o prédio onde funciona atualmente a Casa do Estudante, no centro da cidade, transformou-se em uma Instituição com 19 campi e cerca de 28 mil alunos, que recebem uma educação voltada não apenas às demandas do mercado de trabalho, mas também à formação integral do cidadão.  

Para comemorar a data de criação das escolas centenárias da rede, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIFpreparou uma surpresa aos alunos, professores e técnicos-administrativos das instituições que representa: Logo mais às 17h, todos os acessos ao portal do IFRN serão direcionados a uma janela inicial com uma mensagem do Conselho. Além disso, a partir desse horário uma videoconferência reunirá todas as instituições em um momento de confraternização.

Dentre as atividades comemorativas, também foi criado um selo (imagem da notícia) que propõe a unificação da comunicação visual nas instituições que será utilizado até o próximo aniversário, em setembro de 2015. Atualmente, 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica e o Colégio Pedro II (RJ) compõem a rede que, nos últimos anos, passou por um significativo processo de expansão, recebendo investimentos superiores a R$ 4 bilhões entre 2011 e 2013. A rede possui atualmente um milhão de alunos matriculados e conta com 60 mil servidores em 562 campi e unidades de ensino. 

A previsão é de que até 2018 mais 210 campi e unidades sejam implantados no país.

Para ver a mensagem, clique aqui.