OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Primeira fase da OBMEP acontece nesta terça-feira (4) no Câmpus

Os candidatos devem ficar atentos ao horário da prova e à documentação a ser apresentada no local

Publicada em 03/06/2013 Atualizada há 1 ano

Segundo Josefran, é necessário cultivar o hábito de estudar a disciplina para ter êxito na competição

Os alunos dos cursos técnicos integrados do Câmpus vão poder testar seus conhecimentos com os números, nesta terça-feira (4), na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2013. Os testes serão aplicados na sala A5, às 14h, e os estudantes terão duas horas e trinta minutos para responder às questões. Além disso, o candidato deve comparecer ao local de prova, no mínimo, trinta minutos de antecedência ao início da avaliação, portando documento de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta.

Segundo o aluno do curso de Eletrônica, Josefran de Assis, para ter êxito na competição é necessário ter o hábito de estudar a matéria e nunca desistir: "A experiência que adquiri em outras edições da Olimpíada e estudando para o ENEM e os concursos públicos vão me ajudar bastante na prova. Em casa, já venho me preparando há tempos", explica. Para ele, a competição "é um importante instrumento para avaliar o conhecimento da disciplina e melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula", conclui.

As avaliações serão aplicadas e corrigidas pelos próprios professores dos Instituto, seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pela coordenação geral do evento. Do total de inscritos para a primeira fase, 5% vai ser selecionado para a segunda fase, marcada para 14 de setembro.

Além de medalhas de ouro, prata e bronze, os alunos que se destacarem na OBMEP terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). A iniciativa tem duração de um ano e as atividades do programa envolvem tanto encontros presenciais quanto a participação em um Fórum Virtual que possibilita o contato, via internet, com estudantes de todo o país que se interessam por Matemática. Os medalhistas que acompanham todas as etapas do PIC recebem a Bolsa de Iniciação Cientifica Jr., concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professores e escolas que se destacarem também serão premiados pela Olimpíada.

A 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível, o do IFRN, é composto por estudantes do ensino médio.

A OBMEP busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).