Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Projeto que leva qualidade de vida a idosos da ZN forma três turmas

Último encontro dos concluintes teve momentos de alegria, emoção e troca de experiências

Publicada em 13/11/2019 Atualizada há 1 ano

Curso Básico de Smartphone para Idosos foi ministrado por 16 licenciandos em Informática, durante dois meses

Nos dias 29 e 30 de outubro ocorreu o encerramento do Curso Básico de Smartphone para Idosos, ofertado em três turmas (manhã, tarde e noite) durante dois meses, com duração de 40 horas. O curso é parte do projeto de extensão "A Tecnologia em Benefício da Qualidade de Vida do Idoso", coordenado pelo professor Francisco Junior com participação da professora Keila Moreira. A primeira oferta do curso ocorreu no primeiro semestre, apenas pela manhã. Nesta segunda oferta, o curso foi ministrado por 16 licenciandos em Informática, divididos em três turmas.

Em cada turma, o último encontro foi marcado por uma confraternização, reunindo os alunos do curso, os licenciandos em Informática e servidores do campus envolvidos no projeto. Nas três confraternizações, houve muita descontração, alegria, emoção e até saudade, como alguns afirmaram por estarem se encontrando pela última vez.

"Concluímos o curso ofertado a três turmas com a sensação de dever cumprido. O projeto foi pensado com muito cuidado ao longo do ano, para que pudéssemos apresentar os benefícios da tecnologia da melhor forma possível, contribuindo assim com a qualidade de vida destes idosos moradores da Zona Norte de Natal. Como coordenador da Licenciatura em Informática, fiquei muito feliz de ver nossos alunos tão envolvidos e empolgados com o projeto, ensinando e também aprendendo com a experiência. Tenho certeza que o projeto deixa uma marca muito positiva na vida de cada idoso e dos nossos estudantes. E é por isso que pretendemos dar continuidade no próximo ano.", revelou o professor Francisco Junior.

Rayonara Campos, uma das ministrantes do curso, destacou a importância do acúmulo de experiência na função. "Mais uma vez foi uma experiência incrível. Nessa segunda edição, com mais experiência, conseguimos preencher as lacunas existentes na primeira oferta e nos concentrar, planejar e preparar melhor as aulas. O curso nos proporcionou um aprendizado que ficará para sempre na nossa vida pessoal e profissional".

De acordo com Cerise Monteiro, é gratificante o conhecimento adquirido. "Foi uma maneira de sair de casa, de ter o contato com pessoas mais sábias como os professores e as colegas. A gente também aprende uns com os outros. Os professores estão de parabéns, porque são muito pacientes. É um aprendizado para eles também e conosco foram uns amores. Aprendi muitas coisas e espero fazer outros cursos para me aperfeiçoar. Agradeço ao coordenador, a toda equipe do IFRN, estou muito satisfeita. Eu dependia das minhas filhas e meus sobrinhos para me ajudar, mas nem sempre eles estão disponíveis porque tem suas obrigações próprias. Amei de coração. Parabéns ao IFRN e a todos os professores. Melhorou muito a minha mente e quero participar de outras oportunidades que forem ofertadas porque é muito importante para nossa mente, nossa saúde.", disse.

Reaneide Lima, aluna do curso na turma da manhã, ficou contente em fazer parte do curso. "Estou feliz e agradecida por ter participado desse curso. Para mim foi de grande valia porque tudo que eu sabia fazer era ligar e desligar o telefone, e não sabia de mais nada. Aprendi muita coisa, aproveitei bastante porque dei muita atenção ao que foi dito e ao esforço dos professores para nos ensinar. Estou grata por esta oportunidade. Quero continuar participando de outros cursos até ficar craque. Agradeço aos nossos professores, ao IFRN por ter nos dado essa oportunidade de aprender, e aos amigos que eu fiz. Espero que continuemos amigos por muito tempo.", comentou.

Jonathas Oliveira, aluno de Licenciatura em Informática e colaborador no Curso Básico de Smartphone para Idosos, considerou a experiência positiva. "Para mim foi um grande prazer poder participar deste projeto. Foi mais um semestre trabalhando com uma turma de idosos e a experiência que nós, licenciandos em Informática, conseguimos adquirir durante esse período certamente é algo que podemos carregar para toda nossa vida, tanto no lado profissional, onde a gente tinha que desenvolver metodologias, pensar mais no aluno, conseguir planejar práticas que se adequassem àquele grupo específico, mas também questões do lado pessoal mesmo, porque o contato com essas pessoas com uma experiência de vida maior certamente nos faz atentar para virtudes que são importantes para a nossa vida em sociedade, como paciência, tolerância, respeito, a história daquelas pessoas. Então,certamente foi uma experiência muito enriquecedora participar deste projeto".

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas