Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Projeto do Câmpus é premiado na Mostra Tecnológica do IFRN

O 2º lugar na feira valeu o credenciamento para a FEBRACE, que acontece em São Paulo/SP

Publicada em 08/07/2013 Atualizada há 1 ano

O projeto propõe a criação de brises vegetais no intuito de amenizar a temperatura de alguns ambientes do Câmpus

Os alunos do curso técnico integrado de Eletrônica Felipe Madureira, Jéssica Brasil, Maiany Alves e Nathália Gomes conquistaram o prêmio de 2º melhor projeto de nível médio/técnico na Feira Tecnológica do IFRN, realizada de 4 a 6 de julho, no Câmpus Currais Novos, com o projeto "Melhoria da eficiência energética das edificações com brise vegetal". O trabalho propõe a utilização de brises vegetais, jardins verticais, com a finalidade de cobrir a  fachada lateral do bloco de aulas para protegê-lo da acumulação de energia solar e do consequente aumento da temperatura ambiente. "A ideia é tornar o projeto autossuficiente. Para isso, ele deve absorver a energia do sol para o seu funcionamento através de placas fotovoltaicas que vão alimentar o sistema de bombeamento e o seu dispositivo de controle. A lógica de funcionamento automático utilizada vai se dar através de um sistema microcontrolado arduíno, que vai ter o controle  dos tempos e horários de irrigação para um melhor crescimento do jardim", explica o professor Marcus Fernandes, coordenador do projeto. O trabalho também conta com a coorientação do professor Pedro Ivo Nascimento e do técnico de laboratório Aécio Amorim.

Além do reconhecimento, a equipe ganhou o credenciamento para participar da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, a FEBRACE, que acontece de 18 a 20 de março de 2014, em São Paulo/SP. Para o grupo, a participação na mostra superou as expectativas: "Ficamos muito felizes com a premiação, principalmente, por ser a primeira vez que apresentamos o nosso trabalho em eventos desta importância. Representar o Câmpus em meio a tantos bons projetos foi incrível. Agora é manter o foco e dar continuidade ao projeto", comenta Maiany.

A FEBRACE é um movimento contínuo que busca estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo na Educação Básica brasileira, por meio da indução à realização de projetos e mostras científicas e tecnológicas nas escolas. A feira culmina na apresentação dos projetos finalistas, o que ocorre anualmente desde 2003.

Notícias relacionadas:

10/07/2013 - Vencedores da Mostra Tecnológica IFRN participarão de feiras nacionais

04/07/2013 - Câmpus participa do IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN