INTERDISCIPLINARIDADE

Projeto de construção de município sustentável impressiona público

Alunos de três cursos apresentaram pesquisa e maquetes da cidade na segunda-feira (17)

Publicada em 22/12/2018 Atualizada há 12 meses

Uma das etapas desta fase do projeto envolvia a instalação de um circuito elétrico na maquete do município. Coube a tarefa aos alunos de Eletrônica

Muito trabalho, boas ideias e interdisciplinaridade: o esforço de cerca de 100 alunos das turmas do segundo ano dos cursos técnicos integrados em Comércio, Eletrônica e Informática para Internet deu resultado. Sob orientação de profissionais do Campus e de outras instituições, eles apresentaram à comunidade acadêmica o projeto de construção de um município sustentável na tarde de segunda (17), no auditório.

Na ocasião, além de diretores, coordenadores de curso, equipe executora do projeto e servidores do Campus Natal - Zona Norte, estiveram presentes representantes da Pró-Reitoria de Ensino do IFRN, professores do Campus Natal - Central do Instituto e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e alunos de 9º ano da Escola Municipal 4º Centenário, localizada na zona leste de Natal.

Após as apresentações, o público era só elogios. “O que mais me impressionou é que deu para perceber que os alunos, independentemente do curso ou do que cada um realizou, colocaram em prática a visão de conjunto. Eles sabiam tudo sobre o projeto“, avaliou a professora Sara Medeiros, do Departamento de Políticas Públicas da UFRN, que atuou como avaliadora do trabalho.

Como tudo começou? O passo a passo

No início do semestre letivo, as turmas foram divididas em equipes e, após se aprofundarem na bibliografia necessária para o desenvolvimento do trabalho, produziram um projeto de pesquisa, pesquisaram modelos de cidades sustentáveis e construíram um plano de necessidades. Após isso, decidiram a área de instalação, que passou a ser objeto de estudo, as fontes de energia renováveis e, finalizando essa etapa, participaram de cursos de capacitação em SketchUp, que lhes ajudou a desenhar a planta do município em três dimensões, na escala 1:200, equivalente a 1% do município.

"Distribuímos bem as tarefas. Os estudantes de Informática desenharam a planta e criaram o site. Os de Comércio ficaram responsáveis pelo planejamento estratégico e plano de marketing do município, e os de Eletrônica pelo projeto de iluminação", explicou a professora Marjorie Ramos, uma das participantes da equipe executora do projeto. "Depois de dois bimestres de trabalho muito árduo, chegamos ao final de mais uma etapa de trabalho que, a priori, deve ter ainda mais quatro fases. Apesar do cansaço, o resultado nos deu a certeza de que, mesmo estando em sala de aula há quase 30 anos, sempre temos o que aprender, o que buscar. Nossos alunos são, na verdade, os grandes responsáveis por toda a nossa dedicação", completou.

Chegou a hora de apresentar

Na apresentação, os grupos expuseram a problemática da pesquisa, com dados e gráficos sobre uso indiscriminado de recursos naturais, segregação socioespacial, desemprego, falta de moradias e construções inadequadas. Após esse momento, foi a vez de apresentar justificativa e objetivos, construção do projeto, projetos-modelo, programa de necessidades, levantamento de dados, cronograma de atividades, metodologia e conclusão.

De acordo com João Paulo Medeiros, de Informática, o projeto surgiu da inquietação téorico-metodológica de professores do Campus, que se comprometeram a buscar a interdisciplinaridade e a melhoria da qualidade de vida para um ambiente saudável. "Nossa intenção é tentar reduzir os problemas existentes nos centros urbanos brasileiros e contribuir para o desenvolvimento local", comentou.

Para Weverton Nascimento, também de Informática, foi importante participar dos trabalhos devido à chance de poder observar a articulação entre disciplinas de vários conhecimentos que envolvem a formação geral e a formação técnica nos cursos do IFRN. "Estudamos arquitetura, urbanismo, plataformas virtuais para desenvolvimento de todo o eixo da planta, gestão pública e muitos outros conteúdos que nos trouxeram um aprendizado acadêmico e de mundo incríveis", destacou.

No final, o público pôde conhecer as maquetes da cidade no hall de entrada do Campus.