Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Professor expõe projeto de uso eficiente de recursos hídricos na Festa do Boi

Stand será montado nesta quinta-feira no Espaço Empreendedor Rural, do Sebrae/RN

Publicada em 13/10/2015 Atualizada há 1 ano

Aparelho desenvolvido no Campus é um sistema de tubulações que recebe a água da chuva e a retira as suas impurezas

O professor Roberto Lima vai expor nesta quinta-feira (15), a partir das 14h, o projeto "Scorpion - Sistema de Tratamento de Águas para Reuso" na área rural durante a Festa do Boi 2015, no "Espaço Empreendedor Rural, do Sebrae/RN. O evento acontece de 10 a 17 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim/RN. 

O aparelho, desenvolvido pelo professor e um grupo de alunos ao longo de sete meses, é um sistema de tubulações, semelhante a um 'escorpião', que recebe a água da chuva e a deixa pronta para o consumo. As 'patas do bicho' possuem argila para filtrar as impurezas.

“A gente começou a pensar em resíduos e também em materiais abundantes na região, que pudéssemos usar para incentivar a pesquisa, desenvolver melhor os conteúdos de química, e ao mesmo tempo termos uma aplicação prática para o próprio Campus”, explicou Roberto. “E hoje, uma preocupação mundial é o aproveitamento da água. Daí a ideia de montar um sistema de tratamento com argila”, acrescentou.

O professor explica que a água captada recebe uma pequena quantidade de hipoclorito de sódio e pronto, está potável. O tamanho do protótipo é pequeno, suficiente para atender uma casa. Mas o sistema pode ser construído em escalas maiores, podendo atender a condomínios e até indústrias.

 

A exposição

O espaço, que traz como o tema “Agronegócio e o uso eficiente dos recursos hídricos e energéticos”, terá uma programação intensa nos dias do evento. Nas atividades lá desenvolvidas, serão abordadas questões voltadas a agricultura sustentável, práticas de integração de sistemas produtivos, energias alternativas, reuso de água na propriedade rural e oportunidades de negócios no campo. 

 

Conteúdo relacionado:

21/08/2014 - Sistema que filtra água da chuva é destaque no telejornal do IFRN

13/08/2014 - Alunos criam 'escorpião' que torna a água da chuva boa para beber

13/08/2014 - Projeto do Campus é destaque na imprensa local

11/08/2014 - Encerramento do X CONGIC premia os melhores trabalhos da Mostra Tecnológica

04/08/2014 - Pesquisadores do Campus criam protótipo que reutiliza água da chuva